
Durante a semana, 9 turmas com alunos do ensino médio do Colégio Santos Anjos participaram pelo 8º ano da homenagem de Páscoa aos pacientes da hemodiálise na Fundação Pró-Rim de Joinville. Cerca de 320 cartas foram escritas pelos alunos com mensagens de amor ao próximo, incentivo e encorajamento endereçadas aos pacientes renais.
Neste ano, ao invés de ovos de chocolates os alunos trouxeram lindos potes com biscoitos de mel decorados artesanalmente, o pote também é decorado e ficará de lembrança deste dia cheio de emoções. “Nos empenhamos em buscar uma lembrança bonita e gostosa para os pacientes, foi quando contatamos a empresa de Biscoitos D’Cadi que fez inclusive um desconto quando soube que seria para presentear os pacientes”, conta a professora de Ensino Religioso, Luciara Azevedo Baraúna.
O que parecia um dia comum (e cansativo) de hemodiálise tornou-se muito especial quando os alunos entraram tocando violão e cantando. O paciente João Francisco Vieira, não conseguiu conter as lágrimas, esse é o primeiro ano de hemodiálise, ele ficou emocionado com a atitude dos jovens “como é bonito ver jovens tementes a Deus e que poderiam estar em outro lugar se divertindo com os amigos, vindo a clínica nos prestar essa homenagem, achei um belo exemplo, não imaginava que receberíamos visitas assim”, comenta com lágrimas nos olhos. A estudante Fernanda Koch, do 3º ano, que o entregou a lembrança de Páscoa também leu uma carta linda onde falava sobre força e perseverança. “Eu sei que é difícil, mas não vou me deixar abater, pois não quero preocupar meus familiares, vou me acostumar com essa rotina”, comenta João, se referindo as longas 4 horas de hemodiálise que tem passado há 5 meses. “Esse é o segundo ano que participo da ação e pela segunda vez fiquei ainda mais encantada, como é bom conversar com eles, Sr. João foi muito receptivo, conversamos bastante”, conta a estudante.
Realidades iguais e opostas
A estudante Laura De Villa, 16 anos, está cursando o 3º ano do ensino médio e ficou responsável em presentear o paciente Carlos Wanderlan Mendes, de 24 anos. A conversa teve de tudo um pouco, vestibular, música (os dois tocam bateria), entre outros assuntos. “Ele passou no vestibular em Biomedicina e me encorajou, estou muito ansiosa para o vestibular”, conta a estudante.
“Ela leu uma carta muito bonita e animou meu dia, não é sempre que alguém entende de bateria e senta aqui pra conversar comigo sobre isso”, conta o paciente.
Trabalho Voluntário: exemplo de engajamento
Para que fosse possível realizar a visita os estudantes tiveram que organizar equipes de trabalho para deixar tudo organizado para os mais de 300 pacientes, as turmas se dividiram entre finanças, cartas, animação e foto/imagem, tudo de forma voluntária. Para subsidiar o valor das lembranças alunos e professores arrecadaram dinheiro, as cartas foram escritas pelos alunos e a comissão responsável por isso se encarregou de ler carta por carta, a animação ensaiou as músicas, já a equipe de foto e filmagem ficou responsável em registrar os momentos e publicá-los posteriormente.
Agradecemos novamente ao Colégio Santos Anjos por tamanha dedicação aos nossos pacientes, ficamos felizes em contar todos os anos com a visita deles. Sem dúvidas, eles tornam o dia dos nossos pacientes muito mais especial”, agradece Sônia Vieira, presidente do Voluntariado.
Solidariedade e amor ao próximo em dose dupla
Após a arrecadação de lacres para a conversão em cadeiras de rodas para os pacientes da Pró-Rim, os alunos se empenharam para que a arrecadação fosse ainda maior para viabilizarem uma cadeira para uma das alunas. A jovem Maria Helena Ortega da Silva, tem apenas 9 anos e está com uma doença transitória chamada Síndrome de Legg-Calvé- Perthers o qual enfraquece a cabeça do fêmur e com o peso do corpo quebra o osso, para isso é necessário que o paciente ande o menos possível.
A arrecadação de lacres foi um sucesso e foi possível conseguir a doação da cadeira, Maria Helena irá usá-la até 2017, quando finalmente sua doença deve se encerrar. Após esse período a cadeira será disponibilizada para os demais alunos da escola que necessitarem.
Pacientes da Pró-Rim internados no Hospital Municipal São José também receberam visitas
Na mesma semana, cerca de 17 pacientes internados no Hospital Municipal São José também receberam visita da equipe do Voluntariado e ganharam a lembrança de Páscoa. Todos foram lembrados e ficaram muitos felizes com a visita, como é o caso da jovem Kelli Aparecida Schuda, transplantada há mais de um ano. “Tive que ficar internada para realizar alguns exames e fiquei muito surpresa com a visita do Voluntariado, adorei os biscoitos decorados”, comentou.
Valdir Ferreira de Souza passou pelo transplante renal em 12 de janeiro deste ano, ele e a família vieram de Rondonópolis, no Mato Grosso do Sul para aguardar o transplante. Ele está internado também para fazer algumas medicações e exames: “me senti muito alegre com a visita de vocês, fico feliz quando veem pessoas de fora, podemos conversar sobre coisas diferentes. E também adorei o presente de Páscoa, não esperava!”, comenta o paciente.