
Na última terça-feira (12/09), a Coordenadora do Ambulatório de Transplante da Fundação Pró-Rim, enfermeira Denise Guterres, fez palestra sobre doação de órgãos, na empresa Fastparts, que atua na área de prototipagem em Joinville. Entre os vários temas apresentados ao grupo de 25 funcionários, estavam morte encefálica, estado de coma e o funcionamento da lista de transplantes.
Segundo a especialista, 41 mil pessoas aguardam por um órgão no Brasil. A maioria dos doadores são vítimas de traumatismo crânio/encefálico e acidente vascular cerebral (AVC). Mas, para que a doação de órgãos aconteça, é preciso que a família respeite a vontade do doador. Apenas os familiares podem autorizar a doação, explica Denise, que também falou sobre a importância da prevenção para se evitar doenças renais.
Ricardo Beraldo é analista de vendas da empresa e um integrante da Cipa, (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Foi ele quem sugeriu a palestra como forma de prevenção e classificou o evento como sucesso absoluto. “O nosso pessoal ficou impressionado com a importância dos rins no funcionamento do corpo humano e com a necessidade da conscientização sobre doação de órgãos”, destacou.
A Fundação Pró-Rim é referência nacional na área da nefrologia. Mantém mais de 1.000 pacientes em tratamento por hemodiálise e realizou ao longo da sua história mais de 1.500 transplantes renais. Este ano a Fundação Pró-Rim comemora 30 anos de atividades.
Empresas interessadas em palestras de profissionais da Fundação Pró-Rim podem fazer contato com Solenir Mielke pelo telefone (47)3431-3800 ou e-mail solenir.mielke@prorim.org.br