
Os alunos do terceiro módulo noturno do curso Técnico de Enfermagem do Instituto Pró-Rim de Educação e Pesquisa em Saúde (Ipreps) assistiram em fevereiro, à palestra da enfermeira Gislaine de Melo Meira Chiarelli da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente. Ela deu uma verdadeira aula sobre crianças com Mielomeningocele.
A Mielomeningocele, uma malformação congênita da coluna vertebral da criança, dificulta a função primordial de proteção da medula espinhal, que é o “tronco” de ligação entre o cérebro e os nervos periféricos do corpo humano.
Cerca de 90% dos pacientes com Mielomeningocele poderão apresentar durante a vida algum tipo de problema urológico, que pode variar desde infecções urinárias até a perda de função renal e insuficiência renal, com necessidade de diálise e transplante renal. Com os avanços da urologia pediátrica, hoje em dia já é possível prevenir estas complicações com exames especializados e acompanhamento rigoroso.
Edson Luiz Przendziuk, acadêmico técnico em Enfermagem, ficou impressionado com o conhecimento e dedicação da enfermeira e com os dedicados cuidados que envolvem crianças e adultos acometidos por esta doença.