
A campanha nacional de vacinação contra a Gripe começou no dia 22 de abril e termina essa semana, no dia 9 de maio – sexta-feira. Segundo o Ministério da Saúde (MS) a vacina, que protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B), é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos.
Ainda segundo o MS estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Entre o público-alvo da campanha estão as pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis, como os renais crônicos.
A maioria dos pacientes da Fundação Pró-Rim já recebeu a vacina. Nas unidades de Joinville a vacinação para os pacientes ainda não imunizados acontece nos dias 14 e 15 de maio. Já os colaboradores da Pró-Rim receberam a vacina nesta quarta-feira, dia 7.
As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.
Fazem parte também do público-alvo pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.