
Luiz Carlos Silva dos Santos, o Tronxinha, 61 anos, é paciente transplantado da Fundação Pró-Rim. Ele foi homenageado nesta segunda-feira (24/04), com o título de Cidadão Honorário de Herval d’Oeste pela Câmara de Vereadores local, cidade onde ele mora desde 1975. A Câmara de Vereadores ficou lotada para demonstrar a gratidão da cidade a quem se dedica a fazer o bem para a comunidade.
Há 22 anos ele criou um projeto social filantrópico para afastar meninos das ruas, na região, e inseri-los no universo do futebol. Nascia a Associação Esportiva e Cultural Esperança, no Estádio Municipal de Herval d’Oeste. Naquele espaço, além de um campo de futebol, 170 meninos de sete a quinze anos, muitos oriundos de famílias em vulnerabilidade social, têm à disposição lanches, uniforme esportivo além de orientação sobre o futebol e a vida.
“Boa parte deles não têm o que comer em casa e se alimentam aqui, após os treinos”, revela Tronxinha. Ele foi jogador de futebol profissional entre os anos 70 e 80. Era volante e começou nas categorias de base do Internacional. Depois Jogou em vários times do Rio Grande do Sul, entre eles Juventude, São José e Santa Cruz.
O ex-jogador é um exemplo de responsabilidade social. Perdeu as funções renais em 2009 e dois anos depois fez o transplante com a equipe da Fundação Pró-Rim Desde então, vive uma nova vida, com mais qualidade no dia-a- dia e muita disposição para treinar a garotada.
Para ele, mais do que uma homenagem, a solenidade representa visibilidade para o seu projeto social e a possibilidade de alguma empresa entrar nessa parceria. Até agora a Associação Esperança é mantida por 10 famílias da cidade que ajudam mensalmente nas despesas. O sonho de Tronxina é expandir o projeto para que mais garotos tenham acesso à cidadania.