
Outubro é o mês rosa do calendário, instituído universalmente como mês de luta contra o câncer de mama. Um período marcado por mensagens de conscientização e prevenção, já que esta é uma das principais formas de diagnosticar o câncer precocemente e de tratar com prognóstico relativamente bom e elevado percentual de cura.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) é o tipo de câncer mais comum no mundo. No Brasil a estimativa é de 52 mil novos casos (dado de 2012) e as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados.
Conscientização na Fundação Pró-Rim
Durante outubro todos os colaboradores das unidades da Fundação Pró-Rim receberam o lacinho rosa, outro símbolo da luta. Junto as mensagens “Não deixe o rosa passar em branco. Conscientize-se” e “Mulher consciente na luta contra o câncer de mama: cuide de você e da sua família” entregues pelos membros da CIPA.
Nos dias 23 e 30 nas unidades de Joinville também houve palestras com as voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer sobre o tema, com abordagem em outros assuntos: vírus HPV (papilomavírus humano), câncer do colo do útero e outros tipos de cânceres.
Porém a principal mensagem foi de prevenção, acompanhamento médico, observação e o autoexame. Segundo a voluntária Elisabeth Fischer o autoexame deve ser feito uma (1) vez por mês sete dias após a menstruação. Observar a pele da mama e o mamilo também é importante. “Se você notar algo estranho, ou algum nódulo, procure seu médico. As voluntárias têm a missão de orientar e não substituir a consulta médica, muito importante em caso de dúvida ou suspeita”, enfatizou.
Para Regiane Lara, faturamento, foi uma palestra informativa: “Muita coisa do que ouvi não sabia, como as consultas gratuitas oferecidas pela Rede para realização do preventivo”, destaca. Para isso segundo Elisabeth basta ligar para a sede em Joinville e fazer o agendamento no (47) 3026-6506 ou (47) 3026-6502, mais informações aqui.
Outubro está no fim, mas essa luta não! Conscientize-se…