
As frutas são alimentos ricos em minerais, vitaminas e fibras e devem fazer parte da alimentação de todos nós, inclusive de pacientes com doença renal crônica. Porém, a quantidade e o tipo de frutas a ser consumido diariamente dependem da fase da doença e dos exames laboratoriais de cada paciente.
– Tratamento conservador ou fase pré-dialítica: há necessidade de restrição do consumo de frutas se o paciente apresentar potássio no sangue elevado.
– Fase dialítica: pacientes em hemodiálise devem receber orientação sobre o consumo adequado de frutas para evitar o potássio elevado no sangue. Para pacientes em diálise peritoneal, o consumo de frutas costuma ser mais liberado, mas pode haver restrição caso o potássio fique elevado.
– Pós-transplante renal: de maneira geral, orienta-se o consumo de 3 a 5 porções de frutas diariamente, mas pode haver modificação desta conduta dependendo dos exames laboratoriais.
Portanto, cada paciente deve procurar um profissional nutricionista, preferencialmente com experiência na área, para receber uma orientação individualizada sobre o seu consumo ideal de frutas.
Não podemos deixar de relembrar que a única fruta que não deve ser consumida é a carambola, pois é tóxica para pacientes com doença renal crônica, podendo levar à morte.
Por: Fabiana Baggio Nerbass – Nutricionista – CRN10 937