
Seguindo vários estilos e com as motivações mais diversas, são muitos os candidatos a Papai Noel nessa época do ano. Existem aqueles que só trabalham em dezembro e usam barbas postiças. Outros deixam a barba crescer dois ou três meses antes do Natal. No final do ano, eles são contratados para trabalhar nos shoppings e grandes lojas. Eles chegam em grande estilo, recebidos com festa em grandes eventos. Valdevino Pereira é um pouco diferente desses Papais Noéis, digamos, circunstanciais. Paciente renal há 3 anos, ele faz tratamento na Pró Rim, e mora no bairro Estevão de Matos, numa região bastante carente de Joinville. Quem o conhece, não nega: Ele é o verdadeiro Papai Noel!
Há 30 anos, Valdevino Pereira decidiu ser Papai Noel e desde então, cultiva com cuidado sua barba. Antes da doença renal, ele trabalhava nos maiores shoppings de Joinville. Hoje, por causa da doença, ele se sente bastante limitado. Precisa fazer sessões de hemodiálise durante 4 horas, de dois em dois dias, o que impossibilita ser um Papai Noel remunerado, como fazia antigamente. Mesmo assim, ele busca alternativas para manter vivo o espírito natalino, que assumiu como missão.
Como o Papai Noel também merece e precisa de presente, esse ano, ele revelou à Fundação Pró-Rim seus desejos de natal: ganhar uma roupa nova e uma prótese dentária para poder sorrir com liberdade para as crianças carentes que presentear. Com o apoio da instituição e de parceiros voluntários, o Papai Noel ganhou o presente que desejava. Ganhou roupas novas, uma prótese nova e ainda presentes e brinquedos arrecadados em campanha feita pelos funcionários da instituição.
Com o objetivo de conhecer um pouco melhor o dia a dia do Valdevino, o setor de Comunicação e Marketing da Fundação Pró-Rim contou com trabalho voluntário do fotógrafo Norton Ortiz, que fez um ensaio fotográfico com o Papai Noel. O trabalho vai ser exibido na Exposição de Natal na Fundação Pró-Rim. As imagens foram captadas durante o mês de outubro e novembro.
O fotógrafo, que é estudante de jornalismo do Bom Jesus/Ielusc, acompanhou o cotidiano do paciente, e com um olhar sensível, captou a realidade e o tratamento deste que é um verdadeiro bom velhinho. O tratamento na sala de hemodiálise, a humildade da sua casa, as crianças de seu bairro, que se sentem felizes por serem suas vizinhas e ganham presente em qualquer época do ano, tudo foi registrado. “Foi emocionante. É gratificante registrar um homem tão especial. Espero que as fotos tenham captado um pouco da essência e da luta do seu Valdevino, um verdadeiro Papai Noel. Seu esforço e a sua simpatia, mesmo em meio a doença, são inspiradores”, destaca Norton.
A Exposição de Natal da Pró-Rim acontecerá de 18 a 22 de dezembro e será lançada no Café de Natal com os Contribuintes, na quinta-feira, dia 18, às 15h, na sede da Matriz e contará também com a presença do Papai Noel.