
Hoje, 31 de agosto, é o Dia do Nutricionista. Na Fundação Pró-Rim, as nutricionistas são responsáveis pela orientação alimentar dos pacientes renais crônicos, etapa fundamental do tratamento de hemodiálise e também de pós-transplante.
De acordo com o diretor Clínico da Pró-Rim, Dr. Marcos Vieira, “tratar os pacientes com carinho, respeito e muito amor mostra que a missão da Pró-Rim faz parte dos princípios da nossa equipe. Não é por acaso que os pacientes as avaliam tão bem. Tenho a sorte de poder trabalhar com esta equipe brilhante”.
Veja abaixo entrevista com a coordenadora do setor de Nutrição da Pró-Rim, Fabiana Nerbass:
Por que você escolheu ser nutricionista?
Desde criança, sempre pensei em me formar em alguma das Ciências Exatas e me decidi pela Engenharia Química quando estava no 2º grau por gostar muito de matemática, física e química. Porém, um pouco antes de me inscrever para o vestibular, fui conversar com um engenheiro químico e me dei conta de que não queria trabalhar com projetos, máquinas, processos e sim com pessoas. Acabei escolhendo Nutrição porque na época comecei a me interessar por alimentação saudável e não desejava mais nenhuma outra profissão da área da Saúde. Por sorte, fiz a escolha acertada.
Ser nutricionista na área de Nefrologia é diferente das outras áreas este profissional pode atuar? Por quê?
O profissional nutricionista possui formação para trabalhar em diversas áreas, como saúde pública, serviços de alimentação e nutrição clínica, na qual a Nefrologia está inserida. Semelhante a outras áreas, trabalhamos como educadoras e incentivadoras dos hábitos alimentares que favorecem a qualidade de vida do nosso público. O que pode ser considerado um diferencial da Nefrologia é o contato estreito que temos com nossos pacientes, o que possibilita acompanhar de perto sua evolução e facilita o vínculo entre profissional e paciente.
Você pode dar um exemplo que te marcou como nutricionista da Pró-Rim?
São vários, mas posso destacar a primeira vez que participei do Encontro dos Pacientes que é realizado anualmente pela Pró-Rim. Fico muito feliz em ver os pacientes se divertindo fora do ambiente em que estamos acostumados a encontrá-los.