
O médico Nefrologista Dr. Marcos Alexandre Vieira, assumiu a Presidência da Fundação Pró-Rim. Ele foi eleito em 31 de agosto último pelo Conselho Curador, para o período 2015/2019. A solenidade de posse foi em nove de setembro. Mestre em Ciências da Saúde, 40 anos, casado e pai de um filho, o Dr. Marcos atuou como Diretor-Clínico da Fundação Pró-Rim nos últimos oito anos. Ele sucede o médico Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho, que exerceu a Presidência desde junho de 2008.
O Dr. Marcos Alexandre Vieira enfatiza que apesar da crise que o País enfrenta, pretende dar prioridade na construção (mesmo por etapas), do Hospital Pró-Rim e transformá-lo em hospital referência nacional em transplantes. Será um hospital vocacionado e que um dia poderá ser conhecido como Hospital Nacional do Transplante. “Este é o nosso sonho e vamos fazer todo o possível para transformá-lo em realidade”, acredita o presidente.
Também quer manter a qualidade habitual e ampliar os serviços de transplante e tratamento aos pacientes renais. Outro desafio é investir na continuidade do serviço prestado em Palmas (TO). Mas, sobretudo, investir na especialização do quadro funcional, em todas as unidades. Para ele, “o que faz a diferença na Pró-Rim é a dedicação, o esforço redobrado dos colaboradores, que sempre encontram forças para dar algo a mais em benefício do paciente renal”, ressalta o médico.
Para ele, o Ipreps – Instituto Pró-Rim de Educação e Pesquisa em Saúde, tem importância fundamental no crescimento da Pró-Rim, em todos os aspectos. “Afinal, segundo ele, preparar mão de obra com qualidade na saúde é uma responsabilidade que leva sempre a marca da qualidade Pró-Rim”. O objetivo é expandir a atividade educacional nos cursos já existentes e criar outros. “Vamos trabalhar para instalar a Faculdade Pró-Rim e, posteriormente, a Universidade Pró-Rim”, detalha o Dr. Marcos. Incrementar o incentivo à pesquisa científica na Fundação Pró-Rim é uma da metas do novo presidente. Ele defende projetos de parcerias com grandes instituições de pesquisas no Brasil e no exterior para estudos de novos tratamentos da doença renal crônica. “A tecnologia avança e precisamos estar sintonizados com esta evolução. Para isso, vamos incentivar a formação de mestres e doutores no nosso corpo funcional”, projeta o presidente da Fundação Pró-Rim.
A Fundação Pró-Rim cria pilares para se tornar centenária. Para isso, não vai medir esforços na criação do Museu da Fundação Pró-Rim. A instituição foi fundada há 28 anos e possui uma história de serviços prestados à saúde. “Precisamos preservar essa história de dignidade e amor à vida. Quem sabe, a partir desses projetos possamos também construir o Museu da Saúde, que garanta o registro mais amplo na luta da preservação e prolongamento da vida” finaliza o médico Marcos Alexandre Vieira.