
A Fundação Pró-Rim, em parceria com o Hospital Municipal São José, realizou três transplantes renais no final de semana. O primeiro aconteceu no sábado (11) e beneficiou uma mulher de 56 anos de São Bento do Sul (SC). Outras duas mulheres, de 46 e 51 anos, moradoras de Maringá (PR), foram submetidas à cirurgia no domingo (12). No total, foram nove transplantes em seis dias.
Somente este ano são 46 transplantes realizados pela equipe da Fundação Pró-Rim. As cirurgias mais recentes só foram possíveis graças às doações anônimas autorizadas por familiares, que tiveram um gesto de generosidade, mesmo diante da perda de um ente querido.
Cada vez mais os pacientes renais do Paraná têm procurado atendimento em Santa Catarina para a realização do transplante. Filas menores e um sistema mais eficiente de captação de órgãos são as causas desta migração. Para cada paciente renal que aguarda transplante em Santa Catarina, há nove pacientes no Paraná. O volume de doações é três vezes maior e a fila oito vezes menor.
O presidente da Fundação Pró-Rim, médico Hercilio Alexandre da Luz Filho, explica que, para ser doador, é necessário manifestar a vontade à família em vida. “Ao ser comprovada a morte cerebral de uma pessoa, a família tem total autonomia para decidir se faz a doação ou não. Por isso, é importante deixar claro essa vontade”, finaliza o médico.
Saiba mais:
O transplante é um dos serviços oferecidos pela Pró-Rim.
Clique aqui e saiba mais sobre a área de transplante.