
Com 41 anos de casado e uma vida inteira de convivência e companheirismo, Adelino Ziebarth de 63 anos, fez tratamento conservador por 20 anos devido a ter rins policísticos, sua esposa, Adelaide Ziebarth de 67 anos foi quem segurou as pontas em todos os momentos “sempre o ajudava com o horário dos remédios, com a alimentação equilibrada e saudável. Tudo que as nutricionistas me passam eu faço até hoje, como elas mandam”, conta Dona Adelaide.
Após 20 anos de tratamento, fez dois anos de hemodiálise, nesse tempo teve que realizar uma cirurgia para retirar um dos rins. Desde o início da hemodiálise Adelino fez questão de entrar na lista para transplante e 5 meses após a retirada do rim, foi chamado. “Foi uma emoção muito grande! Não senti medo, mas chorei um pouco na ida para o hospital. Quando acordei da cirurgia e vi minha esposa fiquei muito contente, finalmente estava tudo bem! Eu tenho muita vontade de viver”, conta com lágrimas nos olhos.
Após um ano e dois meses de transplante o casal vem a Joinville/SC somente para realizar consulta de rotina. A mudança em Adelino é notável segundo a esposa “ele é outra pessoa, muito mais disposto e feliz”, comenta Adelaide.
O casal é morador de São Bento do Sul/SC e lá mantém uma pousada. Desde que o Senhor Adelino conheceu a Pró-Rim a pousada tem servido para os pacientes ficarem até conseguirem um lar permanente. Ele se tornou referência não só por ser transplantado, aderente ao tratamento, mas também por receber os pacientes vindo de fora, ele acabou se tornando guia para os novos moradores “quando chegam converso muito com eles, falamos sobre o transplante, sobre hemodiálise, sobre a cidade, oriento e até ajudo-os a encontrar um lar definitivo. Já aconteceu de uma paciente passar dificuldade financeira e eu não cobrar a estadia dela”, comenta emocionado.