
A música é uma das manifestações artísticas mais acessíveis e pode trazer benefícios inimagináveis, especialmente para a saúde.
Pensando nisso, na última sexta, dia 25 a Pró-Rim recebeu os músicos Mario Ghanna, Markinhos Travasso e Maicon Vicenti para uma apresentação aos nossos pacientes. O clima foi de emoção, foram tocadas músicas instrumentais e de diversos estilos.
Cada um aproveitou de uma forma, alguns fechavam os olhos pra poderem sentir melhor o som, outros preferiam cantar, alguns olhavam atentos aos movimentos dos músicos e outros ainda filmaram, bateram fotos e quiseram registrar o momento nas redes sociais.
Apesar da diversidade, os músicos procuraram incluir músicas de diversos ritmos no repertório e foram muito elogiados pelos pacientes e equipe que estava trabalhando. A apresentação durou cerca de 60 minutos e foi o suficiente para agradar a todos “eu gosto do estilo de música deles, adorei a visita. Até cantei junto quando tocaram Cazuza!” comentou o paciente Oberdan da Silva Barbosa.
Já para Jorge Luiz Spagnol, paciente há dois anos e meio, a música sempre o acompanhou nas sessões de hemodiálise: “sempre ouço som pelo meu celular, coloco meu fone e fico pensando nas coisas, ouvindo a música. Gostei muito das músicas próprias da banda. O tempo passa muito depressa e se não pararmos para apreciar essas coisas, o tempo destrói a gente”.
A psicóloga da Fundação Pró-Rim, Rosa Gasparino, aprova essas iniciativas como um suporte fundamental aos aspectos emocionais do paciente renal crônico. “A música permite que o paciente mude o foco da doença, relaxe e tenha mais tranquilidade. Permite que ele se entregue, ultrapasse alguns medos e tenha mais positividade”.
Para os músicos a experiência foi ainda mais marcante “levamos um pouco da nossa vida pra eles, sentimos que eles gostaram e nos sentimos muito bem por isso. Todos deveriam doar um pouco do seu tempo para projetos assim” comentou Mario Ghanna.
As músicas de Mario Ghanna mesclam suas principais influências: MPB, bossa nova, blues e jazz, durante os 60 minutos cantaram musicas autorais, Cazuza, Legião Urbana e diversos outros cantores. E no final distribuiu seus CDs para os pacientes e equipe de enfermagem.
Se você é músico e quer fazer parte deste projeto voluntário, entre em contato conosco pelo e-mail comunicacao@prorim.org.br, serão todos muito bem-vindos.