
O Instituto Pró-Rim de Educação e Pesquisa em Saúde (Ipreps), braço educacional da Fundação Pró-Rim, em solenidade com a presença de alunos e professores, inaugurou na última quarta-feira, de forma oficial, o novo Laboratório de Habilidades. Essa instalação foi possível graças à doação de mais de R$270 mil do Ministério Público do Trabalho.
O espaço simula a UTI de um hospital e garante aprendizado prático e realista aos estudantes dos diversos cursos ligados à área da saúde. O ambiente também servirá para treinamentos, palestras e eventos promovidos por clínicas, hospitais e outras instituições da comunidade.
Segundo o presidente da Fundação Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira “este laboratório é o mais completo do Estado. A doação feita pelo Ministério Público do Trabalho demonstra que a instituição exerce a transparência e recebe a confiança do Judiciário. Isso nos estimula a investir cada vez mais na educação voltada à saúde”, explica o médico.
O Procurador do Ministério Público do Trabalho, Acir Alfredo Hack, enfatizou sua satisfação com a forma responsável que o recurso foi aplicado pela Fundação Pró-Rim. “A minha impressão é a melhor possível. Desta forma estamos contribuindo para melhorar a qualificação profissional dos trabalhadores. Graças aos resultados vistos aqui, com este laboratório modelo, futuramente poderemos repassar mais recursos para esse tipo de finalidade”, declarou o Procurador do Trabalho.
A Aluna Sirlene Ramos da Silva se disse maravilhada com o novo Laboratório. Para ela, os bonecos simulando pacientes são realistas e garantem um aprendizado eficiente. O que mais chamou a atenção da estudante do segundo módulo do curso Técnico de Enfermagem foram os equipamentos de sonda gástrica, endoscopia, ginecológicos e demais aparelhagem. “A gente se sente numa UTI de Hospital e vou sair daqui com muito conhecimento prático, uma ótima profissional”, avalia Sirlene.
A solenidade também contou com as presenças do Juiz de Direito, Dr. Décio Menna Barreto de Araújo Filho; Secretário Adjunto da Secretaria Estadual da Saúde, Dr. Murillo Capella; Dr. Nelson Grizard, um dos idealizadores do Ipreps; Francine Ludica, representante do Hospital Dona Helena, além dos médicos fundadores da Fundação Pró-Rim, Dr. José Aluísio Vieira e Dr. Hercílio Alexandre da Luz Filho.