
Quando os colonizadores aqui chegaram em 1851 certamente não imaginaram que 166 anos depois, o fruto da sua ousadia seria uma grande cidade orgulho da sua gente e do país. Com o passar dos anos, esse espírito empreendedor e de trabalho foi crescendo e hoje é a marca da cidade. Joinville é líder, exemplo em muitos aspectos da vida social, econômica e política de Santa Catarina.
Com esse espírito empreendedor nasceu aqui, há 30 anos, a Fundação Pró-Rim, uma entidade dedicada a saúde do cidadão, preocupada em prevenir, pesquisar e tratar com dignidade pessoas com doenças renais. Tornou-se a mais importante fundação no gênero no país, fruto desse espírito que faz parte do nosso dia a dia.
Nesse momento em que a vida está tão violenta em todo o globo, a Fundação Pró-Rim surge com a mão estendida, com os braços abertos acolhendo aqueles que sofrem, quando a dor é maior, muitas vezes sem esperanças de poder vencer a doença. Ela recebe pacientes de todo o Brasil em busca do transplante renal. Hoje, encontrei com um sorridente senhor que me disse: faz três anos que ela fez o transplante de um rim. Só vai a Pró-Rim para fazer os exames de rotina. Está saudável, vivendo feliz a vida. Um milagre doutor. Isso não tem preço.
Os quinhentos funcionários da Pró-Rim, que chamamos equipe “Gente com Amor”, fazem milagres iguais a esse todos os dias. Milagres do amor e do espírito que domina essa cidade. Como cantamos no “Parabéns pra você”, Muitas felicidades, muitos anos de vida. Parabéns Joinville, 166 anos, parabéns Pró-Rim 30 anos de amor e sucesso.
Por: Dr. José Aluisio Vieira
Médico Nefrologista – Fundador da Pró-Rim