
Dentro do programa de filantropia da Fundação Pró-Rim, o Instituto Pró-Rim de Educação e Pesquisa em Saúde (Ipreps), disponibilizou este ano em torno de 100 bolsas de estudos que variam entre 50 e 100 por cento dos valores para os cursos de nível médio, entre eles Técnico de Enfermagem, Necropsia, Gerência de Saúde, Massoterapia e Estética.
Segundo Guilherme Maggi, gestor educacional do Ipreps, para se beneficiar das bolsas os pretendentes devem observar o edital que é lançado a cada semestre e juntar a documentação necessária exigida pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC. O edital está disponível no site ou na Secretaria do Ipreps para a concessão de bolsas no primeiro semestre de 2017. A avaliação leva em conta a vulnerabilidade social do pretendente à bolsa.
No segundo semestre deste ano, as aulas começam em 18 de julho e as matrículas para os diversos cursos estão abertas na secretaria da nstituição. Para a matrícula, além dos documentos pessoais são necessários o histórico escolar e a carteira de vacinação. O curso Técnico de Enfermagem tem a duração dois anos, ou seja, 1.200 horas teóricas e 600 horas de estágio. Maggi observa que restam poucas vagas para o período noturno do Técnico de Enfermagem.
Em Joinville, o Ipreps conta com 886 alunos. O gestor destaca “o diferencial dos cursos representado pela qualidade dos professores, salas de aula com material multimídia inovador e laboratórios de última geração, tudo com a mesma qualidade da Fundação Pró-Rim”. Ele enfatiza que os alunos do Ipreps saem dos cursos praticamente empregados ou se colocam no mercado de trabalho em pouco tempo.
SONHO REALIZADO
“Sempre sonhei em ser Técnico em Enfermagem. Porém, devido alguns problemas cheguei a pensar que isso nunca iria acontecer. Mas incentivada pelo meu esposo e meus filhos me inscrevi e solicitei a bolsa de estudo.
Então fui informada que a procura pela bolsa era muito grande. Logo meu nome constou na lista preliminar. A seguir, quando tudo parecia se encaminhar, o sonho tentou fugir de minhas mãos.
Precisei passar por um procedimento cirúrgico de emergência bem no início do curso, e pensei em desistir. Mas, com o benefício da Bolsa de Estudos e com a ajuda dos professores, meus filhos e meu esposo, fui ao encontro das aulas perdidas e chegamos ao final dessa batalha.
Estou no fim do último módulo do curso. Sonho quase realizado. E para o futuro, quero buscar o aperfeiçoamento do que amo fazer e ser Técnica de Enfermagem. Vou atrás de novas oportunidades e procurar me manter atualizada em técnicas inovadoras para estar sempre preparada para os novos desafios.”
Silene Luna Clímaco – Técnica de Enfermagem