
O Instituto Pró-Rim de Educação e Pesquisa em Saúde (IPREPS) e a Prefeitura de São Francisco do Sul realizaram na última terça-feira, dia 7, a Aula Magna do curso de Técnico em Enfermagem. Depois de muitos anos, é a primeira vez que a cidade oferece essa capacitação.
Durante discurso na solenidade, o presidente da Pró-Rim, Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho, afirmou que o curso amplia a atuação educacional da instituição. “Além de facilitar o acesso dos moradores da cidade à qualificação, a iniciativa é também uma resposta às muitas contribuições que recebemos da comunidade desta região”, enfatizou.
De acordo com o prefeito Luiz Roberto de Oliveira, o curso é um investimento na qualidade da mão-de-obra francisquense. “Este ano estaremos inaugurando novas unidades de saúde no município, entre elas a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Sandra Regina e o Hospital Nossa Senhora da Graça e, certamente, vamos precisar de profissionais capacitados para bem atender a população”, salientou o chefe do executivo.
O presidente do Conselho Curador da Pró-Rim, Dr. José Aluisio Vieira, destacou que este é o primeiro curso oferecido pela instituição fora da Joinville e deu um conselho aos 50 novos alunos: “Não desistam de modo algum do objetivo de vocês, pois o mercado está aberto. Estudem, especializem-se. Certamente vocês alcançarão bons resultados”, disse.
A secretária de Saúde do município, Nadirinez Bolognini, explica que o curso é resultado de um esforço conjunto. “A prefeitura cedeu uma sala com infraestrutura e espaços para aulas práticas. Para nós, é uma grata satisfação fazer esta parceria com uma instituição renomada como a Fundação Pró-Rim. Inclusive, já temos alunos para a turma do 2º semestre”, afirma.
Alunos falam sobre a expectativa para o início das aulas
Nadja Almeida e Evelin Agostin são serventes da Secretaria de Saúde da cidade e viram no curso uma oportunidade de crescimento profissional. “O fato de as aulas acontecerem em São Francisco facilitou muito, pois tenho filhos pequenos. Sou contribuinte da Pró-Rim e agora a instituição vai contribuir com a minha formação”, contou Nadja. Evelin ressaltou que o curso é um dos melhores da região e que está muito animada com a oportunidade.
Como parte da programação do evento, foi também ministrada pelos professores Drs. Murillo Capella e Nelson Grisard a palestra “A enfermagem valorizada: aspectos históricos”.