
O jornalista Renato Padilha, um dos fundadores da Associação RimViver de Caxias do Sul (RS), foi reeleito no último dia 06 de novembro, em São Paulo (SP) para o triênio 2017/19 à frente da Federação Nacional dos Pacientes Renais e Transplantados – Fenapar. A Federação congrega 15 associações de vários estados do Brasil, entre elas a Associação dos Pacientes Renais de Joinville. Padilha é transplantado renal há 14 anos e exerce a presidência da Fenapar desde a sua fundação em 2013.
Segundo ele, a principal bandeira de luta da entidade é a aprovação do projeto de lei da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que considera o paciente renal em tratamento por máquina de hemodiálise e diálise peritoneal, como deficiente.
Se essa condição for transformada em lei, explica Renato, os cerca de 120 mil pacientes renais em todo o Brasil terão direitos similares aos de alguns portadores de doenças, beneficiados nas questões de aposentadoria e de outros benefícios. No entanto, o projeto prevê que o paciente que passar por transplante renal, sua condição de pessoa com deficiência será reavaliada.
A vantagem, segundo ele, é para compensar as limitações físicas que muitas vezes não os permitem exercer qualquer atividade profissional. Ele acredita que o projeto de lei deva ser aprovado até o final deste ano, quando então seguirá para o Senado. Renato Padilha informa que a Fenapar vai concentrar ações de parcerias com várias entidades médicas. Além de estimular o crescimento das entidades afiliadas, também vai atuar na criação de novas associações de pacientes renais em todo o Brasil.