
Curto e faço!
Não curto e faço!
Curto e não faço!
Não curto e não faço!
Se estas questões fizeram você parar e pensar em com está sua vida já é um bom começo. Elas também foram utilizadas como dinâmica do curso “Conhecendo e Aprendendo a Lidar com o Stress” oferecido recentemente pelo Instituto de Educação da Pró-Rim (IPREPS).
Segundo a psicóloga Verediana Hille que trabalhou com a turma, as reações foram diversas e geraram troca de experiências e reflexões entre os alunos. Alguns pararam para pensar no que estavam deixando de lado e que gostavam tanto. Outros no que faziam por obrigação.
Teve quem parou para refletir sobre novas alternativas e aqueles que pediram: socorro, como posso melhorar meu dia a dia e não ser tão estressado?
Dica valiosa
A psicóloga lembra que devemos estar atentos em como estamos reagindo diante das situações comuns do trabalho, relacionamento e estudo.
“Enfrentamos o estresse desde a idade da pedra. Claro que as coisas mudaram. Hoje recebemos muito mais informações, o mundo está urbanizado, temos trânsito, mais violência, mesmo assim, o segredo continua em como enfrentamos as dificuldades e as situações que não podemos mudar. Como lavar uma louça, tem que lavar e pronto, simples assim”, explica.
Além disso, o estresse também está associado ao surgimento de várias doenças como o diabetes e a hipertensão, sendo inclusive um agravante para outras situações mais complexas. “Por isso é tão importante fazer uma reflexão consigo sobre as questões acima e começar a planejar o tempo e vigiar suas atitudes e escolhas”, sugere Verediana.
Repensar o que é inevitável e evitável também é um bom caminho segundo ela para prevenir situações estressantes. Para isso a frase “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”, serve muito.
Outra dica é ficar atento às reações físicas e emocionais e se necessário procurar recursos para melhorar esta condição antes que o estresse tome conta de você.
Reações físicas do estresse
Suor excessivo
Tremores
Problemas gastrointestinais
Doenças infecciosas
Dores de cabeça
Reações emocionais do estresse
Irritabilidade
Angustia
Falta de ânimo
Dificuldade de relacionamento interpessoal