
Dentro da Semana Nacional de Doação de Órgãos, aconteceu na última quarta-feira, a reunião técnica científica da equipe multidisciplinar sobre o tema doação. A Dra. Luciane Deboni, Coordenadora de Transplantes da Pró-Rim, expôs números de transplantes no Brasil e em Santa Catarina. Ela projeta que os hospitais brasileiros devem realizar cerca de cinco mil transplantes renais este ano.
Apontou a liderança do Estado no ranking de doadores de órgão (30 por milhão de habitantes), em razão do trabalho reconhecido do Serviço de Captação de Órgãos e da consciência da população sobre a importância desse gesto.
A enfermeira de transplantes, Denise Guterres, falou sobre a aderência ao tratamento de hemodiálise e os procedimentos que a Fundação Pró-Rim passou a adotar para melhorar a vida dos pacientes que precisam se submeter a tratamento na máquina de hemodiálise.
Além da distribuição de cartilhas e padronização na comunicação, o setor também distribui nécessaire para agrupar os medicamentos que devem ser utilizados pelos pacientes durante toda a semana, inclusive com compartimentos separados por turnos e horários. Segundo ela, isso facilita a memorização e garante a ingestão correta do medicamento ministrado pelo médico.