Pesquisa de Mestrado da médica nefrologista da Pró-Rim Dra Gabriela Sevignani foi reconhecido como o melhor trabalho apresentado no congresso sul-brasileiro
O trabalho apresentado no evento sediado em Curitiba no início de outubro trouxe um comparativo do quadro de possíveis complicações e desfechos clínicos nos pacientes em diálise peritoneal que iniciaram a terapia de modo planejado, precoce ou urgente. A pesquisa teve como co-orientadora a também médica nefrologista e pesquisadora da Fundação Dra Viviane Calice: “A Dra Viviane é minha co-orientadora e me auxiliou muito, tanto na idealização do projeto quanto na avaliação dos resultados. O Dr Marcelo Mazza do Nascimento é meu orientador do mestrado pela UFPR e me incentivou muito a iniciar e seguir com o projeto. As alunas da liga de nefrologia da Univille (Giovanna, Camila e Milena) ajudaram na coleta dos dados”, afirma Dra Gabriela.
O Congresso Sul Brasileiro de Nefrologia é um evento que ocorre a cada dois anos e oportuniza o encontro multidisciplinar de profissionais da região sul, abordando temas correntes no cuidado do paciente renal. Este ano abordou o tema: “Desafios e inovações na atenção a portadores de doenças renais”. “Esse trabalho é o resultado de mais de 300 pacientes que iniciaram em diálise peritoneal de 2016 a 2022. Temos mesmo que nos orgulhar muito dessa trajetória linda do nosso serviço! Obrigada a direção por todo apoio de sempre”, explica Dra Viviane.
Além deste, outros dois trabalhos desenvolvidos pela equipe médica foram apresentados no Congresso.
O XXII Congresso Paulista de Nefrologia aconteceu entre os dias 18 e 21 de outubro em Atibaia-SP e também contou com a participação de equipe multidisciplinar da Pró-Rim. Foram apresentados um total de nove trabalhos científicos dos departamentos de diálise peritoneal, nutrição, centro cirúrgico e hemodiálise da unidade de Balneário Camboriú-SC. Destes, quatro foram selecionados para apresentação oral e a pesquisa liderada pela nutricionista e mestranda da UFPR Andrea Sczip foi classificado como “tema livre em destaque”. O trabalho intitulado “Diversidade alimentar: determinantes e relação com parâmetros bioquímicos em pacientes em hemodiálise” incluiu quase 300 pacientes e contou com a participação de todas as nutricionistas das unidades de Santa Catarina.
Fernando Rodrigues — Comunicação Pró-Rim