
Na última semana, a equipe de enfermeiros da Fundação Pró-Rim participou de um treinamento de atualização a respeito da máquina de diálise peritoneal da Baxter. A empresa disponibilizou um profissional para fazer a imersão na Fundação e durante três dias puderam tirar dúvidas e trocar ideias sobre os equipamentos e materiais.
Um dos principais temas foi como tirar dúvidas dos pacientes em situações de emergência por telefone: “o segredo é sempre nos colocarmos no lugar dos pacientes quando nos ligam com dúvidas, apesar da máquina ser facilmente manipuladas, no início eles podem ter alguma dificuldade”, explica Francisco Frabini, da empresa Baxter.
“Valorizamos muito a questão dos treinamentos para os nossos técnicos e enfermeiros do CAPD, anualmente realizamos esse tira dúvidas para atualização da equipe”, explica Astrid Margarete Leonhardt, enfermeira responsável pelos treinamentos.
A diálise peritoneal requer cuidados como os da hemodiálise, mas pelo fato do paciente fazer o tratamento em casa a principal atenção deve se dar com a contaminação. A higienização das mãos e do local interfere diretamente na qualidade do tratamento.
O que é Diálise Peritoneal
A diálise peritoneal é um dos três tipos de terapia renal substitutiva, também conhecida como diálise. Os demais são o transplante e a hemodiálise. É divida em dois métodos:
CAPD: é a diálise peritoneal ambulatorial contínua.
DPA: diálise peritoneal automatizada.
Na Fundação Pró-Rim, realizamos o serviço de colocação de cateter flexível no abdômen, com o qual o paciente fará infusão de banho de diálise sozinho ou com o auxílio de familiares. Para isso, ensinamos a técnica e assepsia, bem como fornecemos orientações de cuidado com a saúde para a garantia de seu bem-estar.
Matéria relacionada: Nutrição para pacientes da diálise peritoneal