
“É certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece”. Cecília Meireles
O início da primavera é um tempo especial. O clima é diferente. O verde e as flores ressurgem. As pessoas se alegram. Há uma nova esperança e acima de tudo, existe a renovação. É uma lição da natureza.
Um transplante é uma renovação. E com o objetivo de destacar a importância da doação de órgãos para que cada vez mais transplantes sejam feitos, realizamos na Semana Nacional de Doação de Órgãos a Exposição Histórias de Amor à Vida, na qual mostramos a comunidade algumas histórias de pacientes nossos que viveram essa renovação graças à doação de órgãos. As histórias podem ser conferidas pelo endereço www.historiasdeamoravida.com.br
Contamos relatos de pacientes de diversas regiões do Brasil que vieram para cá na esperança dessa nova vida como é o caso do Sr Raimundo Kleber, de Belém (PA), da Adeilda, de Rondonia (RO) e tantos outros. Uma das histórias é a do Wilson Pacheco, um paciente que recebemos aqui quando ele tinha 19 anos, era um rapaz cheio de vida, desportista até descobrir que estava com insuficiência renal crônica. Hoje, aos 43 anos, tem uma vida normal. Pratica esportes regularmente, cuida da sua alimentação, adora jogar futebol e continua trabalhando. Dedica boa parte do seu tempo ao filho Cauã, de seis anos. O recomeço de vida, segundo ele, só foi possível porque uma família decidiu pela continuidade da vida. É importante destacar ainda que na época, não havia tanta conscientização como há hoje. Foi um dos primeiros transplantes que fizemos.
Como é bom compartilhar com a população ao menos um pouco das histórias de amor à vida que testemunhamos. E elas só são possíveis graças ao sim de todos os que colaboram conosco. Agradecemos ao fotógrafo Max Schwoelk, ao Grupo RBS, ao Shopping Mueller, à Agência EXIT, à produtora IDTVSul, à Gráfica Futura que foram os apoiadores deste trabalho.
Muito obrigado a todos os que dizem sim à Pró-Rim e permitem que essas histórias de amor à vida sejam contadas. Nossos contribuintes, nossos apoiadores, funcionários e tantos parceiros estão plantando flores de vida aqui dentro. Graças a confiança e solidariedade da comunidade, a Pró-Rim está em tempo de primavera. Fomos mais uma vez eleitos uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, assinamos o contrato com a construtora do Hospital Pró-Rim, realizamos nosso 18º Encontro dos Pacientes Renais com quase 1000 pessoas e e todos os dias uma nova flor brota com a esperança de um paciente.
Boa primavera a todos e muito obrigado àqueles que estão semeando conosco!
Por: Dr. Hercílio Alexandre da Luz Filho – Fundador da Pró Rim – CRM/SC 2.297