
Hoje é Dia Mundial da Saúde. No dia 7 de abril o mundo todo reflete sobre esse tema. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta sobre alguns pontos relacionados ao tema para maior disseminação. Nesse ano, o tema é Segurança Alimentar. Muito importante porque nela estão associados vários fatores que envolvem a saúde da população. De acordo com a OMS alimentos não seguros estão ligados à morte de cerca de 2 milhões de pessoas por ano. Os alimentos que contêm bactérias nocivas, vírus, parasitas ou substâncias químicas são responsáveis por mais de 200 doenças, que vão desde diarreia ao câncer. Para nossos pacientes renais, especialmente os transplantados que possuem uma imunidade a ser mais cuidada, a segurança alimentar é fundamental.
Mas, é impossível passar pelo Dia Mundial da Saúde sem fazer uma análise geral sobre “E a saúde, como está?”. Inevitável lamentar o quanto a nossa saúde está doente. Apesar do tema deste ano estipulado pela Organização Mundial da Saúde ser voltada a segurança alimentar, não podemos fechar os olhos para os desafios que nós do setor da saúde temos passado para manter a qualidade nos atendimentos aos nossos pacientes.
Infelizmente, passamos por momentos os quais não imaginávamos há anos atrás que iriam piorar. Hoje em dia convivemos com a superlotação de hospitais, falta de remédios que deveriam ser distribuídos gratuitamente pelos municípios, falta de médicos e muitas vezes de materiais e estrutura adequadas. Os atrasos e a falta de reajustes do SUS são barreiras que nos desafiam todos os dias.
Pois bem, esses problemas não são mais novidade, mas nesse dia queremos deixar aqui registrado e lembrar a população sobre nossa luta diária para salvar vidas, nos esforçamos ao máximo, sem medir esforços para sempre garantir o melhor atendimento aos nossos pacientes. Toda nossa equipe se engaja por um bem maior, que é nossa maior recompensa: nossos pacientes com qualidade de vida.
Temos orgulho porque graças ao modelo de Fundação na área da saúde que criamos e ao empenho de nossos profissionais, a área de Nefrologia não está na lista das especialidades com maior fila para atendimento. Muito pelo contrário, a saúde dos pacientes renais que são atendidos na Pró-Rim é zelada com muita qualidade e respeito.
A saúde está doente, mas estamos dispostos a cada dia ir a luta. Esse propósito está em nosso DNA desde sempre. Essa é uma questão a ser pensada muito bem pelos próximos anos, pois devemos analisar criteriosamente nossos governantes e as soluções apresentadas para a área da saúde. O que esperamos para o futuro são melhorias básicas no atendimento a pacientes do sistema único de saúde brasileiro, atendimento humanizado e com dignidade.
Por: Dr. Hercílio Alexandre da Luz Filho – Fundador da Pró Rim – CRM/SC 2.297