
Há cerca de um mês, o transplante renal de Osório Noronha teve repercussão nacional: o programa Fantástico, da TV Globo, contou a bonita história da doação feita por sua ex-esposa, Rosemari. Foram 14 anos de casamento, dois filhos e uma amizade que resistiu ao tempo e às dificuldades (assista ao vídeo abaixo).
Osório desenvolveu a insuficiência renal crônica devido ao diabetes ({{link:veja aqui,dronline/perguntas/i/21}} a relação entre essas duas patologias). Durante quatro anos, ele fez o tratamento conservador na unidade da Fundação Pró-Rim em Balneário Camboriú. O controle da doença era feito, neste período, por meio de dieta e medicação, visando manter a função renal por mais tempo possível.
“Não tinha muito conhecimento acerca da doença renal, nem sabia como funcionava a hemodiálise. Desde o início do tratamento, fui informado sobre a possibilidade do transplante”, conta Osório.
Após cinco meses em hemodiálise, o transplante de Osório foi realizado com sucesso no Hospital Municipal São José, no dia 2 de setembro de 2011. Agora, ele realiza consultas semanais na Pró-Rim de Joinville, nas quais recebe todas as orientações para este período pós-transplante. “Sou corretor de imóveis, minha vida sempre foi muito ativa. Mas sei que agora preciso ficar de repouso, para me recuperar totalmente”, destaca Osório, que tem total apoio da esposa Angélica.
Apesar do pouco tempo em hemodiálise, Osório se emociona ao afirmar que a grande diferença do transplante é a sensação de liberdade. “Hoje tenho mais perspectiva de vida, quero voltar a trabalhar. Sei que posso levar uma vida normal, tomando os medicamentos corretamente e cuidando da minha saúde”, conclui.
Assista a história do transplante de Osório Noronha, contada no programa Fantástico:
{{youtube:-xNkc2GnslE}}