
Desde que a Unidade Balneário Camboriú iniciou as atividades há quase 13 anos, já dispõe de vagas exclusivas de diálise em trânsito para pacientes de todo Brasil. O atendimento é prestado da mesma forma que é feita aos que moram na cidade, pelo SUS, apenas os estrangeiros precisam pagar o tratamento particular.
Esse agendamento é feito por pacientes renais crônicos que querem viajar para o litoral e não podem ficar sem as sessões de hemodiálise, como é o caso do paciente Dirson Antônio Santana, 66 anos, que vem de Maringá/PR para realizar diálise em trânsito na Unidade Balneário Camboriú. “Tenho apartamento na cidade e tive a sorte do meu filho conhecer a Dra. Céres, dessa forma cheguei a esta Instituição, desde então venho todos os anos para BC realizar diálise. Me sinto seguro aqui, nunca tive nenhuma intercorrência, pelo contrário, há dois anos a equipe diagnosticou uma falha nos meus batimentos cardíacos e graças ao alerta fui ao médico e hoje uso marcapasso. Sou muito grato à equipe Pró-Rim”, conta Dirson. (foto)
A enfermeira Nicole Matias conta que todos se mobilizam para receber os novos pacientes, considerando que não estão acostumados com outra clínica, tentam passar o máximo de segurança a quem está chegando. “Todos são muito bem vindos, alguns vem com rotinas diferentes de suas clínicas, mas conversamos, explicamos e eles entendem. Desde dezembro já recebemos cerca de 15 pacientes, todos elogiaram a dedicação dos técnicos e médicos da unidade, o que nos deixa muito felizes. Também fizeram comentários positivos sobre o lanche servido durante as sessões. Este ano inclusive a Unidade ganhou uma nova sala de hemodiálise com mais quatro máquinas, o que possibilita a vinda desses pacientes”.
“A diálise em trânsito é importante para a Pró-Rim, pois além de ajudar a divulgar a instituição, aumentamos o número de pacientes na Unidade e proporcionamos um atendimento de qualidade para quem está de férias”, explica Dra. Céres Felski.