
O Dia Nacional do Voluntariado, na Fundação Pró-Rim, foi comemorado nesta segunda-feira (29/08) durante uma manhã especial que teve um café comemorativo. Dezenas de voluntários que prestigiaram o evento foram recepcionados pela presidente do Voluntariado Sônia Vieira. Em seguida, o presidente da Fundação Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira proferiu a palestra “Voluntariado como atitude de mudança no mundo”.
O médico destacou que no Brasil apenas sete por cento dos jovens praticam alguma atividade voluntária, enquanto que nos Estados Unidos são 62%. Para ele, “é preciso propagar na família a cultura do voluntariado, que transforma o mundo através do amor”. Marcos Vieira lembrou que a maioria dos pacientes renais sofre de baixa-estima e muitos são acometidos por depressão.
A presidente do Voluntariado, Sônia Vieira, fez explanação sobre as realizações do grupo, sempre voltadas aos pacientes renais. Segundo ela, “o grupo, com mais de 100 componentes, trabalha constantemente na realização de eventos para angariar recursos que serão repassados em forma de ajuda aos pacientes em situação de vulnerabilidade social”. Sônia também fez a entrega dos certificados de reconhecimento aos voluntários da instituição.
Além das 70 cestas básicas de alimentos mensais doadas às famílias de pacientes em situação de vulnerabilidade social, a equipe voluntária da Pró-Rim também faz campanhas de arrecadação e distribui roupas de cama, vestuário, calçados, produtos de higiene e limpeza doméstica, móveis, eletrodomésticos e objetos de uso pessoal, entre outras ações que têm por objetivo melhorar a qualidade de vida destas pessoas.