
Hoje é comemorado o Dia do Índio e para marcar a data alertamos sobre a importância da prevenção da doença renal. Devido à mudança de costumes da maioria das tribos indígenas no Brasil, alguns, infelizmente, adquiriram a doença renal crônica.
Este é o caso do paciente Nileyso Sewasa Xerente, 27 anos, que realiza hemodiálise na Unidade Pró-Rim de Gurupi, no Tocantins, desde os 16 anos. Ele contou que após ficar muito doente foi encaminhado para a Casa do Índio, onde foram tomadas todas as providências e recebeu o diagnóstico que os seus rins haviam parado.
Nileyso fala o português com bastante dificuldade e para se comunicar com a equipe da Fundação Pró-Rim foi necessário falar bem devagar e até fazer algumas mímicas. No mais, ele explicou que vai à clínica para “limpar sangue”, mas que sente saudades da aldeia onde morava com sua família, próxima de Palmas (TO). Jogar bola era o que ele mais gostava de fazer na aldeia e diz sentir falta.
A população indígena adoecendo, serve como reflexão sobre o modo de vida que todos nós estamos levando, com alimentação pouco saudável, falta de exercícios físicos, automedicação, entre outros tantos fatores desencadeadores de doenças. Fica aqui nosso registro para todos que se cuidem e tenham hábitos de vida saudáveis.
Aos índios, queremos parabenizá-los pelo seu dia e agradecer pelo valor em nossa história e cultura.
Feliz Dia do Índio!