
A parceria educacional da Fundação Pró-Rim com a Univille, firmada em 2010, tem gerado excelentes frutos. Um exemplo é o trabalho desenvolvido pelas alunas Cristiane de Oliveira e Irene Rodrigues, do curso de Gastronomia. Após seis meses de pesquisas, entrevistas e aulas práticas, elas desenvolveram um cardápio hipossódico (sem sal) para pacientes renais em hemodiálise.
“A parceria com a Pró-Rim se estende aos cursos de Farmácia, Odontologia, Psicologia, Ciências Biológicas e Educação Física, e foi pensada como uma oportunidade de estágio obrigatório e não-obrigatório para nossos alunos”, afirma Sirlei de Souza, chefe de Graduação da Pró-Reitoria de Ensino da Univille.
O projeto de Cristiane e Irene foi realizado para a disciplina Práticas Integradas em Panificação e Confeitaria, sob orientação da professora Mariana Duprat. “Foi um aprendizado enorme, pois nós estávamos acostumadas a desenvolver receitas para um público sem restrições. Usamos especiarias e temperos naturais para criar receitas sem sal, mas com sabor”, explica Cristiane.
O paciente Alcides Trentini, que faz hemodiálise na Pró-Rim há 5 anos, aprovou o cardápio das acadêmicas. “A comida está ótima, é uma demonstração de interesse pela nossa saúde. Eu evito comida com sal e sigo as orientações das nutricionistas, que são nossos anjos da guarda”, afirma.
A coordenadora do serviço de Nutrição da Pró-Rim, Fabiana Nerbass, explica que o projeto desenvolvido mostrou que é possível fazer alimentos gostosos sem uso de sal. “Desta forma, o paciente degusta o prato e vê que é possível fazer em casa”, conclui.
Foto: Geraldo Júnior