Pensando nas tradicionais comemorações em família, durante a Semana Santa, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) selecionou algumas dicas para facilitar a escolha dos alimentos mais consumidos nesta época:
LOCAIS DE VENDA: ao escolher o estabelecimento para comprar, neste caso, utilize como critério a limpeza e a organização do ambiente e higiene dos atendentes. Observe também se o local apresenta condições adequadas para conservação dos alimentos oferecidos. Além disso, Os produtos devem ser expostos sempre em cima de prateleiras e quando refrigerados e congelados devem ser mantidos na temperatura indicada pelo fabricante.
PESCADOS: Antes de comprar seu peixe fresco, observe o mesmo preenche as características descritas abaixo:
– Estar livre de: contaminantes físicos (pedaços de metais, plásticos e/ou areia ou poeira), químicos (combustíveis, sabão e/ou detergentes) e biológicos (bactérias, vírus e/ou moscas).
– Aparência: ausência de manchas, furos ou cortes na superfície.
– Escamas: bem firmes e resistentes. Devem estar translúcidas (parcialmente transparentes) e brilhantes.
– Pele: úmida, tensa e bem aderida.
– Olhos: devem ocupar toda a cavidade, ser brilhantes e salientes, sem a presença de pontos brancos ao centro do olho.
– Membrana que reveste a guelra (opérculo): rígida, deve oferecer resistência à sua abertura. A face interna deve estar brilhante e os vasos sanguíneos, cheios e fixos.
– Brânquias: de cor rosa ao vermelho intenso, úmidas e brilhantes, ausência ou discreta presença de muco (líquido pastoso).
– Abdômen: aderidos aos ossos fortemente e de elasticidade marcante.
– Odor, sabor e cor: característicos da espécie que se trata.
– Conservação: deve ser mantido sob refrigeração ou sobre uma espessa camada de gelo.
Ao comprar peixe congelado, verifique se o produto está armazenado na temperatura de conservação informada pelo fabricante na embalagem. Os produtos não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquidos, sinal de que passaram por um processo de descongelamento. A presença de gelo ou muita água indica que o balcão foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente.
Algumas medidas também devem ser tomadas no momento do preparo ou do consumo dos pescados, a fim de melhorar a qualidade nutricional desses alimentos:
1. Dar preferência a peixes assados, cozidos ou grelhados. Evitar consumir peixes fritos, que possuem alto teor energético e de gorduras.
2. Retirar o couro do peixe antes de consumi-lo. A gordura saudável presente nos peixes está concentrada principalmente em sua carne e não em seu couro.
3. Utilizar temperos naturais para preparar peixes, tais como cebolinha, cebola, alho, orégano, manjericão, manjerona, cominho, noz-moscada, louro, etc. Deve-se evitar o consumo excessivo de sal e de temperos industrializados. No caso de pescados que já venham salgados, é necessário dessalgá-los adequadamente para evitar que o teor de sódio no alimento fique alto.
CHOCOLATES: Outro alimento muito consumido nesta época são os chocolates, que também requerem a atenção do consumidor no momento da compra. É preciso que os ovos de páscoa, os bombons e os tabletes de chocolate estejam armazenados em local fresco e arejado. Verifique ainda se não há a incidência direta da luz solar ou contato com a umidade.
A embalagem deve estar íntegra, sem furos ou amassadas e conter as informações obrigatórias na rotulagem como denominação de venda, data de validade, nome e endereço do fabricante, informação nutricional, dentre outros.
Outra dica importante na hora de comprar chocolates ou Ovos de Páscoa é verificar a lista de ingredientes e a tabela de informação nutricional constantes nos rótulos. Os ingredientes utilizados na preparação ou fabricação dos chocolates são declarados, na lista de ingredientes, em ordem decrescente de quantidade. Assim, deve-se optar por chocolates com maior teor de cacau e, conseqüentemente, menos açúcar. Com relação à avaliação da tabela de informação nutricional, os chocolates com menor quantidade de gordura saturada e trans devem ser priorizados.
Mas, não esqueça, a regra para o consumo de chocolates tanto na Páscoa quanto no restante do ano é MODERAÇÃO!
COLOMBA PASCAL: Na páscoa além do chocolate outro alimento é muito consumido sendo ele a colomba pascal. Muitas histórias estão ligadas aos símbolos da Páscoa, entre elas, a colomba pascal, que no cristianismo simboliza a vinda do Espírito Santo. Devemos ter cuidados ao consumir esse alimento, pois possuem alto teor de gordura (podendo conter gordura trans). Os recheios são variados, podendo ser frutas cristalizadas ou chocolate. Se optar pelo recheio de chocolate escolha os com maior teor de cacau. Procure produtos com menor quantidade de açúcar e gordura saturada. Lembrando também que apenas uma fatia pequena/media de um bolo de páscoa equivale a um lanche da tarde sendo assim, consuma com moderação.
Mais informações e Guia completo da ANVISA você encontra aqui.
Fonte: https://www.anvisa.gov.br/hotsite/alimentos/index.htm
Por: Tatiana Stela Krüger – Nutricionista CRN10 1049 e Juliana Malinovski – Nutricionista CRNSC 3910