Em 2011, Christina Mohr sentiu-se mal e foi diagnosticada com insuficiência renal crônica. Ela sabia muito bem o que iria enfrentar, afinal, trabalhou alguns anos antes no Call Center da Fundação Pró-Rim, uma instituição que é referência nacional no tratamento de doenças renais. O médico determinou a sua imediata internação. Em seguida ela começou o tratamento por hemodiálise, enquanto se preparava para o transplante, o que aconteceu 11 meses depois.
“O transplante foi uma benção na minha vida, pois eu estava em um estado de saúde complicado”. O doador foi o seu irmão, que precisou emagrecer 23 quilos. Mas, na outra ponta da história, a relação com a balança não foi só dele. Christina engordou 53 quilos, chegando a pesar 113 quilos e com apenas 1,63m de altura.
“Eu me achava no direito de comer tudo. E, para compensar, jogava a culpa no corticóide, um remédio que facilita a retenção de peso. Mas eu também não me ajudava muito. Não cuidava mais da alimentação e não fazia exercícios. A bronquite, dormir, caminhar, tudo se tornou mais difícil”, admite.
Ela conta que a decisão de emagrecer aconteceu no inverno, a partir de um momento constrangedor. “Meu manequim era 42 e passou para 60. Então fui às compras, mas nenhuma roupa me servia. Ao perceber o tamanho do problema, saí da loja chorando”. Christina lembra que a família sempre foi boa de garfo. E, para fugir da tentação dos alimentos extremamente calóricos como pizzas, lanches e guloseimas, ela passou a fazer as refeições no quarto.
“Busquei informações sobre alimentação saudável e sem cirurgia e nem medicamentos, reeduquei a maneira de me alimentar e mudei completamente meus hábitos. Esforcei-me para aprender a comer a cada três horas”. A dieta durou um ano e nove meses e ela acredita que o maior incentivo partiu da família, que participou dessa mudança sempre com bom humor. Christina eliminou 55 quilos.
Estilo de vida vira negócio e incentiva o hábito saudável
“Quando voltei ao meu peso normal, decidi viver com saúde, ao lado de minha família e levar a minha experiência para o maior número de pessoas possível, para que elas também cuidem de sua alimentação e que possam desfrutar disso também”. Ela explica que os amigos passaram a procurá-la para orientação alimentar. “Então, veio a ideia de preparar a marmita fitness. Afinal, eliminei 55 kg apenas com a alimentação saudável”. Assim nasceu a “Mohr’s Health”, uma empresa familiar.
“Os clientes começaram a aparecer porque viram o resultado em mim e aos poucos o negócio começou a crescer com divulgação e trabalho”, enfatiza a empresária. “Os nossos produtos são 100% naturais, frescos e com muito cuidado no preparo”, garante. “A minha cheff de cozinha, Sumara Luciano, abraçou a causa na época e foi determinante para a qualidade e o sabor de tudo o que é servido. Tenho muito que agradecer a ela”, reconhece.
“Eu avalio tudo que aconteceu em minha vida como um grande aprendizado. Com muita determinação, força de vontade e fé que nunca me faltaram. Ultrapassei todas as barreiras. Para o futuro, vou cuidar muito da minha saúde, pois quero ter oportunidade de ver meus netos e quero ajudar muitas pessoas a ter uma vida mais saudável”.
Christina reserva um agradecimento especial à Fundação Pró-Rim. “Guardo no fundo do coração a todos da Pró-Rim que me cuidaram, pois me ajudaram a ter uma segunda chance. Graças à Pró-Rim é que a minha vida mudou radicalmente para melhor. Estou com saúde e posso trabalhar normalmente na minha pequena empresa, em franca expansão. Sinto-me realizada profissionalmente e feliz ao lado da minha família . O que mais posso querer da vida?”.