
O chá verde, feito a partir da infusão da erva Camellia Sinensis é muito popular na China e no Japão, mas há pouco tempo começou a ser consumido com maior frequência no ocidente. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento.
Nos últimos anos, a relação entre o consumo do chá verde e a possível prevenção de diversas doenças crônicas como hipertensão, doenças cardiovasculares e câncer têm despertado interesse da comunidade científica e muitas pesquisas têm sido publicadas nesta área, algumas mostrando resultados animadores e outras nem tanto.
De acordo com os últimos artigos de metanálises disponíveis (um tipo de análise de dados em que os resultados de vários estudos são avaliados), o consumo de chá verde diminui o risco do aparecimento das seguintes doenças:
1)Câncer do endométrio: para cada aumento de ingestão de 2 copos por dia de chá verde, o risco diminui 25%.
2)Câncer de pulmão: para cada aumento de 2 copos diários, o risco diminui 18%.
3) Doença arterial coronária (responsável pelo infarto do coração): para cada aumento de ingestão 1 copo diário, o risco diminui 10%.
Vale lembrar que a preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois do contrário as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.
Fontes: www.chaverde.org
Am J Obstet Gynecol. 2009 Dec;201(6):605.
Lung Cancer. 2009 Sep;65(3):274-83.
Am J Clin Nutr. 2011 Mar;93(3):506-15.
Por: Equipe de Nutrição