Você sabe o que significa a segurança do paciente? No Dia Mundial da Segurança do Paciente (17/09), a Pró-Rim explica as medidas que contribuem sobre a prevenção e proteção dos seus pacientes. Veja como você paciente também pode contribuir.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Neste ano, o tema escolhido foi o “Cuidado materno e neonatal seguro”. Apesar da Pró-Rim, não executar serviços nesta área, a instituição tem mais de 70% de mulheres em seu quadro profissional e realiza um forte trabalho em busca da segurança dos seus pacientes.
Mas você sabe o que é a Segurança do Paciente?
É o conjunto de medidas e ações promovidas pela instituição de saúde com o objetivo de prevenir e reduzir, a um mínimo, aceitável o risco de danos relacionados aos cuidados da saúde física e emocional do paciente.
A Fundação Pró-Rim tem uma grande responsabilidade com a segurança dos mais de 1.000 pacientes renais crônicos. A instituição realiza constantemente a capacitação de seus profissionais; a educação dos pacientes, familiares e cuidadores, além do monitoramento e controle dos incidentes e a busca pela melhoria contínua de todos os processos.
“A segurança do paciente é muito abrangente e envolve toda a equipe. O cuidado acontece desde a entrada do paciente nas unidades quando passa pela triagem e recebe a identificação pelo crachá e permanece durante todas as etapas de seu atendimento. A diálise é um tratamento que pode durar anos, por isso, além de promover e garantir a segurança física e emocional do paciente, como a prevenção de quedas e intercorrências durante a sessão, é fundamental o acompanhamento multidisciplinar deste indivíduo promovendo a aderência e qualidade do tratamento, bem como o comprometimento e a participação do paciente e família como voz ativa no centro deste movimento”, comenta Edilaine Fialek, enfermeira e Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente e Controle e Prevenção das Infecções Relacionadas à Saúde (IRAS).
O paciente também promove a segurança
Além das medidas adotadas pela instituição, é importante que os pacientes, seus familiares e cuidadores também participem desse processo. Veja como você paciente pode contribuir:
– Mantenha seu cadastro pessoal atualizado na clínica. Em caso de mudança de endereço ou telefone informe na recepção;
– Confira sempre a identificação dos equipamentos, como dialisador e linhas que devem constar o seu nome completo e data de nascimento;
– Esteja sempre de crachá dentro da unidade, isso facilita a identificação do paciente que tem risco de queda;
– Higienize as suas mãos sempre: na entrada, ao ir no banheiro, ao comer, na saída da sessão, ao sair do transporte. As mãos são responsáveis por grande parte da transmissão de infecções de uma pessoa para outra;
– Cuidado ao circular pela clínica, não corra e utilize sempre o corrimão. Em caso de queda, avise a equipe de enfermagem;
– Informe em caso de alergias, uso de novos medicamentos ou de intercorrências ocorridas em sua residência;
– Siga as orientações da equipe. Nos ajude a cuidar de você!
Campanha mundial: Cuidados na maternidade
Como já mencionado, a campanha de 2021 aborda o “Cuidado materno e neonatal seguro”, que tem o objetivo de fortalecer o parto seguro e respeitoso. Sendo que os cuidados com a maternidade também são afetados por questões de gênero e violência, as experiências que as mulheres vivem durante o parto têm o potencial de empoderar ou infligir danos e traumas emocionais.
Confira o vídeo da Anvisa com mais informações sobre a campanha:
Pacientes, em caso de dúvidas, converse com a equipe da sua unidade.
Jenifer Leu dos Santos
Comunicação – Fundação Pró-Rim