O Ministério da Saúde lançou um programa de prevenção da hipertensão arterial após constatar que o brasileiro está mais hipertenso. Isso significa que você deve estar atento e medir sua pressão principalmente se tem mais de 40 anos. Jovens também estão mais hipertensos por causa da obesidade. Mas existe muita coisa que você pode fazer além de tomar remédios.
Exercícios físicos, manter o peso ideal, evitar o sal e o cigarro e diminuir a ingestão alcólica. Além disso, estuda-se muito hoje, os medicamentos naturais. Vejamos: Pesquisas no Texas mostram que se você nao ingere potássio suficiente, o risco de continuar com pressão alta é tão grande quanto ingerir sal. Potássio existe nas verduras e frutas incluindo bananas, mamão, uvas, abacates,laranjas, melão e ameixas. Os vegetais e folhas verdes bem como o tomate, cenouras,abóbora devem ser ingeridos no almoço e jantar. Frutas no café da manhã e no meio da tarde.
Também na Alemanha foi descoberto que o cacau diminui a pressão arterial significantemente. O chocolate amargo, que tem flavonóides, relaxa a parede das artérias e previne a oxidação do LDL colesterol (o colersterol ruim). O perigo está no valor calórico. Portanto, não dá pra comer muito. Estudos na Europa com uso de 250mg a 500 mg de estrato de folhas de oliva contendo 15 a 23% da substância ativa, o oligopênio, tem diminuído a pressão arterial. Da mesma forma que o uso de suplementos de alho, 600mg a 900mg, pode ser equivalente em reduzir a pressão arterial como um medicamento muito conhecido, um beta-bloqueador.
O Dr. Cristovão Vieira em Miami, tem aconselhado regularmente seus pacientes a esta prática em casos de pressão inical e de fácil controle, e como coadjuvante no tratamento de hipertensão arterial mais grave, acompanhado do tratamento medicamentoso. Portanto,mantenha-se informado. Procure ler sobre o assunto e proteja-se contra os acidentes vasculares cerebrais, infartos do miocárdio e doeças renais.
Viva mais e melhor.