A expectativa de vida da população brasileira aumentou e a consciência de que os idosos precisam de cuidados especiais também Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 existem cerca de 23 milhões de brasileiros com mais de 65 anos, o que equivale a 10% da população.
Envelhecer é natural, mesmo assim poucas pessoas estão preparadas para esta fase da vida. As modificações são sociais, biológicas e psicológicas e requerem mais atenção, conhecimento e tempo dos responsáveis. Mais do que isso a aceitação do próprio idoso interfere nesse cuidado e para que isso ocorra de forma harmoniosa as pessoas estão buscando cada vez mais por cursos de qualificação profissional.
O Instituto Pró-Rim de Educação e Pesquisa em Saúde (IPREPS) enxergou a importância de atender essa demanda há sete anos, em 2006, quando lançou o curso de Qualificação em Cuidador de Idosos. Segundo Guilherme Maggi, coordenador do Instituto, a necessidade partiu da vivência de alguns médicos com casos de pacientes idosos e de como era preciso ter alguém qualificado para o atendimento e entendimento deles além da família.
Com isso, foi desenvolvido o curso que sempre teve uma procura alta, até mesmo por quem precisa cuidar de um ente querido. Alana Broch, 26 anos, se formou como cuidadora de idosos neste ano (2013) e decidiu fazer o curso por uma escolha pessoal.
“Sentia falta de trabalhar em algo mais humano que envolvesse o cuidado e encontrei no curso um novo olhar sobre as pessoas idosas e de como é preciso se qualificar para cuidar delas”, explica. Alana que é formada em Administração e Marketing mora junto com a avó de 88 anos. “Saia do curso com várias técnicas de como melhorar o ambiente para ela se locomover e ficava atenta aos sinais de alguma possível doença. Aprendi muito, mais do que imaginei aprender”, comenta.
É exatamente este cuidado que o curso desempenha em seus alunos: o de trazer mais informações para a compreensão dos aspectos do envelhecimento humano e novas alternativas para a qualidade de vida deste idoso.
Seja um cuidador de idosos
O Curso de Qualificação em Cuidador de Idosos do Instituto Pró-Rim já formou 16 turmas, em torno de 600 alunos. A duração é de 3 meses e meio com conteúdo completo e diversificado nos aspectos da saúde, psicologia, relacionamento, direitos e comunicação.
A área de trabalho é ampla e pode garantir uma colocação imediata no mercado de atendimento a domicílio, em hospitais, casas de repouso e asilos. A rotina de uma pessoa idosa normalmente é acompanhada de importantes mudanças do espaço e convívio.
Mesmo assim é percebível que muitas famílias estão optando por manter o idoso em casa e procurando profissionais com experiência teórica.
Este despertar de consciência e reaproximação com o idoso, segundo a psicóloga e professora do curso Verediana Hille, vem de uma evolução no pensamento de toda sociedade, da validação das leis contidas no Estatuto do Idoso, no incentivo de programas sociais, aposentadoria, mais qualidade de vida, lazer e tempo de vida.
As matrículas para o curso do IPREPS 2º semestre já estão abertas. Clique aqui e qualifique-se!
Acompanhe alguns destaques do Curso Cuidador de Idosos do IPREPS
Curso de Qualificação de Idosos é patrocinado pela Petrobrás
Pró-Rim lança curso profissional Cuidador de Idosos em Itapema