
A Associação Catarinense dos Pacientes Renais surgiu em 1996, liderado pelo paciente Jurandir Lima Mathias, já falecido. O principal objetivo era auxiliar e acolher os pacientes renais além de uni-los. A Associação deu certo e hoje conta com uma casa onde tem capacidade para acolher pacientes e familiares por um valor simbólico de R$ 25 reais por pessoa (a diária) com refeição inclusa. Os pacientes se hospedam lá quando chegam a Joinville/SC para fazerem exames pré-transplante e costumam ficar cerca de uma semana.
A hospedagem é temporária até conseguirem um local permanente para morarem. Neste ano, a Associação ganhou uma nova comissão formada pelos pacientes Toni, Amélia, Olívio, Maria e Iolanda. E pretendem trabalhar os seguintes projetos: Construindo Vínculos com Amor, Geração de Renda, Acolha quem precisa ser acolhido, Alterando Seu Futuro com um Clique, Alfabetização de Adultos, Casa de Passagem da Associação Catarinense Dos Renais Crônicos, entre outros.
“É importante para a Pró-Rim que os pacientes se unam procurando os seus direitos junto às autoridades. Assim também ganhamos força em benefício aos pacientes”, comentou o presidente da Pró-Rim, Dr. Hercilio da Luz.
Uma das grandes aliada aos pacientes é a Assistente Social Olinda Renzendes, ela geralmente encaminha os novos pacientes para a associação “é uma forma bacana deles se socializarem quando chegam a cidade”, comenta.
Para mais informações sobre a Associação entre em contato pelo telefone: (47) 3422-8157 e fale com Marilene ou Toni. Endereço: Rua Riacho de Santana, nº 852 – Bairro Jardim Iririú – Cep: 89.224-486 – Joinville/SC.
Presidente: Toni José da Silva
Vice presidente: Amélia Regina da Silva Santos de Lino
Tesoureiro: Olívio Bernardes
Conselho fiscal: Maria José Rocha dos Santos, Iolanda Rocha Vaz de Assunção e Olinda Rezendes da Silva.
Por: Danielle Oliveira