
Nesta segunda-feira, 15 de maio, é comemorado o Dia do Assistente Social. Este profissional contribui sobremaneira para autonomia e o bem estar do paciente renal, tendo em vista a situação social de cada um. “As assistentes sociais da Pró-Rim são responsáveis por levantar o perfil social dos pacientes, diagnosticar a situação financeira e as necessidades deles e dos seus familiares. Para isso, realiza regularmente visitas domiciliares” relata Nadia Regina Vieira Batista, assistente social da Pró-Rim em São Bento do Sul .
Segundo ela, a atuação do assistente social no dia-a-dia dos pacientes é fundamental desde o início do tratamento. “Alguns pacientes não têm renda, amparo social, muito menos acesso ao transporte e à medicação. Isso é chamado de direito violado. Aí entra o nosso trabalho, para recompor a dignidade deles. Em todos estes aspectos a assistência social orienta os pacientes e seus familiares, além de buscar solução para direitos básicos”, explica.
Ela acrescenta que o relacionamento com a comunidade é determinante para a melhoria da qualidade de vida destes pacientes. Nadia destaca a parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, em São Bento do Sul, que, segundo ela, “se posiciona sempre com a máxima atenção às reivindicações dos pacientes renais, considerados pessoas com deficiência”.