
Um grupo de alunos do Colégio Adventista de Joinville do 5º ano, com idades entre 10 e 11 anos, esteve no dia 20 de junho na Fundação Pró-Rim para buscar informações sobre o sistema urinário. O tema agora será transformado em resenha como parte da tarefa escolar.
Os 18 alunos, acompanhados da professora Márcia da Silva foram recebidos pela médica nefrologista Dra. Flora Vaz, que fez uma palestra e abordou “Sistema Urinário, Doença Renal e Prevenção, Conhecendo a Hemodiálise”.
As crianças assistiram ao vídeo institucional e se mostraram interessadas e dispostas a ajudar a Fundação Pró-Rim na arrecadação de lacres de latinhas para trocar por cadeira de rodas e juntar cartas com selos que serão revertidas em cestas básicas aos pacientes renais.
Segundo a professora Márcia da Silva “a gente aprendeu na prática tudo o que foi passado na aula, no ambiente escolar. Mas, aqui, o conhecimento foi bem maior. A Dra. Flora é uma médica especial e encantou as crianças”. Para a professora “a atuação filantrópica da instituição e o envolvimento da equipe demonstram o grau de carinho que a Pró-Rim tem pelas pessoas”.
A aluna Giovana Sônego Morello considerou “muito legal conhecer a Pró-Rim. Aprendi que é importante beber bastante água e fazer exercícios para prevenir doenças renais e também entendi que a máquina de hemodiálise filtra o sangue quando o rim não consegue mais fazer isso”. Já o garoto Ítalo da Silva destacou que “a generosidade que da Pró-Rim ajuda a salvar vidas e isso é muito bacana. Além, disso aprendi como cuidar dos meus rins”.
Os alunos também tiveram momentos divertidos como a interação com o “Rinzito” (boneco vivo que é símbolo da Pró-Rim) e participaram do sorteio de rins de pelúcia e garrafas da Pró-Rim. Segundo a professora Márcia, foi uma aula inesquecível. Para a Dra. Flora Vaz, médica da Pró-Rim, “um momento fundamental de ensinar para as crianças alguns cuidados básicos com o corpo e despertá-las para a prevenção” .