
Alunos do 5º ano do Colégio Adventista, de Joinville, escreverem um livro sobre a doença renal crônica, hemodiálise e os desafios dos pacientes, após uma visita às instalações da Fundação Pró-Rim, referência nacional no tratamento e transplante de rins.
Depois de diversas pesquisas, contato com pacientes, participações em eventos da Pró-Rim e até a realização de uma pesquisa de campo em um mercado da cidade com mais de 400 pessoas, os alunos, com o auxílio e orientação da professora Marcia Valeria Mattos Silva, elaboraram textos para formar um só livro, o qual foi lançado e vendido para obter fundos para doar à Pró-Rim. O desafio alcançou também os pais que ajudaram na venda e na revisão dos textos.
Durante uma feira cultural da escola, realizada em outubro, os alunos fizeram o lançamento e também um teatro introdutório, onde para saber o final, os pais deveriam comprar a obra.
A venda dos livros rendeu mais de R$ 1.500,00 e foram destinados à Fundação Pró-Rim. “Iniciativas como dessa escola e dos professores, fazem com que as crianças se conscientizem para um futuro melhor. Essas crianças aprenderam duas coisas que vão levar para a vida inteira: cuidar da sua saúde e serem pessoas mais solidárias. Isso, sem dúvida, transforma a sociedade”, explica Dr. Marcos Vieira, presidente da Fundação Pró-Rim.
Para a diretora da escola, Neide Laura Kupas os projetos multidisciplinares desenvolvidos na escola ajudam as crianças a perceberem a realidade além da teoria, especialmente assuntos ligados à saúde. “Pudemos perceber a preocupação das crianças em levar o que aprenderam a diante e também o desejo de ajudar ao próximo”.
A doação já foi depositada e um cheque simbólico foi entregue hoje, 05 de dezembro, em um evento especial entre os alunos e representantes da Pró-Rim.
A entidade vai destinar o valor arrecadado para ações de prevenção e melhorias no atendimento à pacientes que já estão tratamento.