
Ontem, quinta-feira, 21/11, Maria Eduarda de 14 anos teve uma manhã diferente. Ela trocou a sala de aula pela sala de hemodiálise da Fundação Pró-Rim. Foi também uma manhã especial para o paciente Antonio Ortega, 52 anos. Ele ouviu crônicas, textos, música e foi entrevistado por vários alunos enquanto fazia um das três sessões semanais de hemodiálise.
Quando chegaram à Fundação os 43 alunos do 9º ano da Escola Municipal Dr. José Antônio Navarro Lins de Joinville estavam ansiosos, falantes e empolgados. Emoções comuns para alunos entre 14 e 16 anos. Carregavam mochilas enormes, usavam adereços coloridos, e ainda que jovens, assumiam uma grande responsabilidade: levar alegria, amor e atenção aos pacientes renais que precisam da máquina de hemodiálise para viver.
Em troca eles saíram mais conscientes sobre os cuidados com a saúde dos rins, e dispostos a compartilhar este conhecimento com amigos e a família. Mateus, 14 anos, foi um deles. “Tem que se cuidar para não parar na máquina”. Suzana de 16 anos também “A gente reclama tanto da vida sem saber a realidade de outras pessoas e de como eles precisam de força para superar a doença”. Thaise, 14 anos, irá tomar mais água “Eu não gostava, mais mudei de opinião depois de saber o quanto faz bem para os rins”.
Além de informação os estudantes tiveram outra recompensa, e esta foi especial. Ao perguntar para um dos pacientes se ele tinha algum agradecimento João Guilherme, André Luiz e Lucas de Assis se emocionaram com a frase “Eu agradeço a vocês por estarem aqui”. “Fazer uma ação humanitária como essa renova, dá motivação e estamos muito felizes”, enfatizou Lucas.
Este sentimento de gratidão se estendeu e tomou conta de todos, pacientes, equipe e alunos. Sandra Denise Moura, 41 anos, que completou 15 anos de transplante estava em consulta e também foi entrevistada. “A ideia foi muito boa, pois a doença renal é silenciosa e não tem distinção de idade. Para eles deixo a mensagem de que tomem bastante água, cuidem da alimentação principalmente os fast-food, e prestem atenção nos sintomas, além do diabetes e a hipertensão”, alertou.
Para Andréia Jacopetti, coordenadora de Comunicação e Marketing da Pró-Rim, visitas como essa mudam positivamente a rotina e trazem muita renovação e alegria aos pacientes. “O relacionamento com a comunidade é muito importante e como somos uma instituição filantrópica precisamos andar de mãos dadas com diversos grupos da sociedade. Quanto mais pessoas souberem da realidade dos pacientes renais e puderem disseminar este assunto, melhor”, destacou.
Agora, segundo a professora de língua portuguesa responsável pelo projeto Geane Moreira Leite os alunos irão desenvolver textos e vídeos relatando a realidade dos pacientes e o que aprenderam com a visita. “A maior lição é a vida e esta experiência eles vão levar para sempre. Não dá pra ficar só na sala de aula. Agradeço a Fundação Pró-Rim e toda equipe por ter aberto este espaço e nos recebido tão bem”.
A Pró-Rim está aberta para receber outras turmas, escolas, universidades, associações, grupos religiosos e voluntários. Para agendar uma conversa e visita basta entrar em contato pelo telefone (47) 3431-3800 ou no email comunicacao@prorim.org.br.