
Você sabe o que é Kt/V? Qual é a sua importância para a qualidade da diálise e para a estratégia da Pró-Rim? Neste bate-papo, Dr. Marcos Vieira, diretor Clínico da Fundação, esclarece as dúvidas e destaca: “Queremos que todas as unidades possam ter mais de 70% dos pacientes com Kt/V acima de 1,2”. Confira:
O que é o Kt/V e qual é a sua importância para o setor de diálise?
Kt/V é um método que avalia a adequacidade da diálise do paciente, isto é, se ele está conseguindo ter uma diálise de qualidade. Um Kt/V acima de 1,2 tem relação com um aumento da expectativa de vida do paciente.
O que envolve a manutenção de bons índices de Kt/V?
{{imagem:hemo2}}Há diversas razões para um Kt/V adequado e depende de uma avaliação individualizada em cada paciente: fístula boa, fluxo de sangue (em geral acima de 350 ml/min), filtro ou capilar eficiente, tamanho do filtro para o paciente, aderência ao tratamento (não faltar a diálise, por exemplo). Além disso, o tempo correto de diálise também influencia o Kt/V, evitando retirar o paciente precocemente do seu tratamento e, em alguns casos, realizando mais sessões de diálise quando indicado, para que possa ser atingido o valor ideal.
Qual é a importância de um Kt/V adequado dentro da estratégia de qualidade da Fundação Pró-Rim?
Quando falamos em Kt/V temos que agir na qualidade de vida do paciente, com diálise de excelência, bons profissionais, treinamento e participação de todos para atingir os resultados. Queremos que todas as unidades possam ter mais de 70% dos pacientes com Kt/V acima de 1,2 e que nosso índice de mortalidade continue sendo um dos melhores quando comparado a grandes instituições de todo o mundo, abaixo de 8%.