
Na última segunda-feira (04/07), foi comemorado o Dia do Operador de Telemarketing. Na Fundação Pró-Rim este setor, também chamado de Call Center, funciona há 20 anos e conta com 140 operadores que atuam em dois turnos. Cada um faz cerca de 100 ligações por dia, em busca de contribuintes. Eles são responsáveis pela captação de 50% dos recursos arrecadados pela Instituição. Sem esse departamento, não haveria tratamento com o nível de qualidade oferecido aos pacientes renais da Pró-Rim.
Ângela Brancher começou como operadora em 2010 e hoje, devido à experiência é monitora. Além de auxiliar e resolver dúvidas também motiva os operadores. Segundo ela, é um trabalho gratificante que ajuda a salvar vidas e garante realização profissional.
Para Ângela, um momento inesquecível ocorreu há três anos, quando um operador, portador de doença renal crônica pediu licença para deixar o trabalho naquele dia. Ele explicou que acabara de receber a tão esperada ligação informando-o que deveria se apresentar imediatamente para o transplante. “Naquele momento, senti uma emoção diferente, ao ver um colega de trabalho lutando para continuar vivo. Foi uma espécie de realização pelo trabalho que fazemos, de salvar vidas”, enfatiza.
Já a operadora do Call Center, Iraci Ramos Tollmeiner, que trabalhou 40 anos no comércio, garante que se encontrou profissionalmente nesta função. “Gosto muito de conversar, geralmente com mulheres idosas e percebo que elas também se sentem bem com este contato”. Iraci diz que é comum a conversa se estender, principalmente quando se fala de prevenção. “Quase sempre há alguém na família com diabetes ou pressão alta. Além disso, elas também falam de questões pessoais e eu procuro sempre transmitir uma palavra amiga”, explica Iraci.
Para o coordenador do Call Center da Fundação Pró-Rim, Gerson Persike, “mais do que uma atividade arrecadadora, a função do profissional do Call Center é proporcionar esperança e garantia para quem está fragilizado pela doença e passa a depender de uma máquina para viver. Esta missão de ajudar ao próximo representa o espírito de todos que trabalham na Fundação Pró-Rim”.