
A dificuldade encontrada pelas pessoas com doença renal crônica – DRC, certamente é a mesma enfrentada por Márcio Alexandre, 39 anos, paciente da Fundação Pró-Rim há seis anos. A diferença foi a força que ele encontrou na arte para superar a realidade da doença, construindo assim um novo destino.
Antes da descoberta ele tinha uma rotina normal como dono de um restaurante. Depois, a transformação de um ritmo intenso em: casa hemodiálise, hemodiálise casa: “Quando você se torna um renal crônico sua vida muda completamente, mas é ai que está o grande segredo, você tem que começar a viver novamente”. Quando Márcio chegou ao hospital debilitado pela DRC, lembra de ter observado um relógio na parede e feito um balanço de sua vida. “Minha vida passou e eu não pintei um quadro se quer”.
A mensagem não saiu de sua cabeça, foi quando ele tomou uma atitude e procurou ajuda de uma professora para aprimorar um dom que ele carregava desde criança, e que havia deixado de lado. Ele também conheceu na Fundação Pró-Rim o professor Klaus Bollmann artista da Casa da Cultura e com quem ele aprendeu muito em relação a arte.
A equipe da Pró-Rim sempre apoiou a história de Márcio com a arte e precisamente no dia 29 de novembro de 2005, ele pintou seu primeiro quadro. Dessa vontade de expressar seus sentimentos, ele já está na tela de número 600 e hoje faz parte da Associação de Artistas Plástico de Joinville – AAPLAJ.
No momento o artista plástico está inserido em uma exposição que já rodou várias cidades de Santa Catarina como: Florianópolis, Balneário Camboriú, Itajaí, Jaraguá do Sul, Blumenau e que agora passa pelo SESC de Joinville. Para esta exibição ele pintou quatro telas exclusivas, que você vê abaixo, falando sobre a hemodiálise: “Consegui através deste trabalho retirar todo sentimento que havia relacionado a doença. Gosto muito do Expressionismo e minha pintura segue este estilo com pinceladas fortes e carregadas de tinta”.
Márcio encontrou na arte uma forma de terapia e um novo sentido para sua vida. Uma maneira de extrair internamente sentimentos que você nem imagina e transformar em arte, em aprendizado sobre si mesmo.
Incentivo diário
Em novembro de 2009, Márcio entrou para a Associação Catarinense dos Renais Crônicos – A.C.R.C, onde trabalha como voluntário assumindo a vice-presidência: “É um trabalho maravilhoso, todo voltado ao paciente renal”, completa.
A A.C.R.C hospeda pacientes de todo o Brasil que vêm para Joinville em busca de transplante e é onde Márcio aprende a cada dia que deve continuar lutando por si e pelos outros para construção de um mundo melhor, mais acessível e digno.Novamente em novembro, agora de 2010, Márcio criou o blog Amigos da Diálise para mostrar as pessoas que hemodiálise não é fim da vida. “Tenho conhecido pessoas maravilhosas através deste blog, pessoas que fazem hemodiálise desde criança e que hoje são formadas, trabalham e vivem bem fazendo hemodiálise. Consegui provar com este blog que a DRC, câncer, HIV, ou tantos outros nomes infindáveis de doenças, NÃO dizem quem somos. Somos a soma de nossos atos e atitudes perante a vida”.
Parabéns ao Márcio por sua atitude e por continuar sendo um exemplo para os pacientes e amigos da Pró-Rim.
Conheça mais sobre a história de Márcio com a Arte.
Vídeo 1
{{youtube:oLPQKVe-GsY}}
Vídeo 2
{{youtube:aryX8FBOCLs}}
{{galeria:historiaearte}}