A alimentação é parte integrante do dia a dia de todos os seres vivos. Sendo assim, é alvo de inúmeras pesquisas e publicações, sempre objetivando encontrar novos sabores, métodos de preparo e benefícios para fornecer uma boa nutrição em diferentes estágios de vida e saúde.
A nutrição específica para pessoas com algum comprometimento da saúde renal é bastante desafiadora visto que, mesmo diante de inúmeras pesquisas com comprovações importantes, ainda existem muitas dúvidas. Há muitas décadas, vários pesquisadores têm se dedicado a estudar uma melhor forma de se alimentar com objetivo de prevenir, retardar e/ou tratar a doença renal. E já foi demonstrado cientificamente que a introdução de dietas que ajudam a controlar doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão e ainda previnam e/ou minimizam o excesso de produção de toxinas urêmicas, a desnutrição, a acidose, a hiperpotassemia, os distúrbios do metabolismo de cálcio e fósforo podem retardar a progressão da doença renal crônica e trazer outros inúmeros benefícios para os pacientes.
– 12 perguntas e respostas sobre nutrição para pacientes renais.
O nutricionista é o profissional de saúde capacitado para atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde humana; planejando, executando e avaliando ações baseadas nos conhecimentos da ciência da nutrição e alimentação. Na nefrologia, o nutricionista deve atuar em todos os estágios da doença renal, seja para controle das doenças de base, seja para minimizar os efeitos da diminuição da filtração glomerular.
A consulta com a nutricionista
O nutricionista deve primeiramente conhecer a rotina e hábitos de vida da pessoa que esta atendendo. Além disso, é importantíssimo conhecer suas preferências alimentares, assim como alergias e intolerâncias. Toda orientação nutricional deve ser baseada em conhecimentos de ciência levando em conta a opinião do paciente. Vale ressaltar que as refeições são momentos prazerosos de vida das pessoas, portanto seria uma agressão incentivá-las a consumir alimentos que não goste ou restringir outros que adore.
No tratamento conservador dos rins, após uma entrevista sobre hábitos do paciente e sobre sua situação clínica, o nutricionista deve realizar orientações individualizadas, como o cálculo de proteínas pertinente ao seu estado nutricional e clínico, conforme o que já consome normalmente. Quanto menores e mais lentas as mudanças, maiores as chances de aderência. Além disso, orientações baseadas em sua doença de base e demais exames físicos e laboratoriais devem ser realizados, sempre combinando as metas com o paciente. Já dispomos de inúmeros trabalhos científicos mostrando os benefícios de dieta específica para tratamento conservador dos rins atrasando a progressão da doença renal crônica e melhorando a condição clínica do paciente.
Para pacientes em hemodiálise e diálise peritoneal, o nutricionista, por ter mais tempo de convívio com o paciente, deve realizar uma avaliação minuciosa do estado nutricional, acompanhando-o mensalmente e orientando-o conforme alterações laboratoriais, de peso e de preferências
-Hemodiálise x Alimentação, tire suas dúvidas.
Para os transplantados, as orientações da dieta devem ser relembradas, prevenindo o reaparecimento de outras doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes; e contribuindo para a sobrevida do órgão.
Em todos os estágios de doença renal, o nutricionista pode não só elaborar orientações individualizadas como também estabelecer metas exclusivas. Cada organismo é único e responde a um tratamento de uma forma diferente. Exames físicos, como cálculo de Índice de Massa Corporal através de peso e altura, bioimpedância e avaliação de perdas visíveis de gordura, podem complementar a análise do estado do paciente. Mas, não são esses parâmetros que norteiam a consulta nutricional, e sim, o estado clínico geral do paciente.
Para cada condição clínica, elaboramos uma cartilha de orientação nutricional, que pode ser modificada conforme necessidade individualizada. Nossa visão de nutrição é facilitar para o paciente o acesso à hábitos de vida saudáveis que vão lhe ajudar na prevenção e no tratamento de distúrbios metabólicos.
Comer bem poder ser muito fácil, prazeroso e saudável.
Setor de Nutrição da Fundação Pró-Rim
21/08/2019