Ademar mora em Tubarão e estava em lista de espera para o transplante que foi realizado com sucesso em Joinville. Agora ele comemora nova vida.
Ademar Fernandes de Souza é um comerciante de 64 anos que mora em Tubarão (SC). Ele perdeu a função renal há um ano, por conta da hipertensão e desde então faz hemodiálise. Há dois meses entrou em lista para o transplante. Na última quarta-feira (20/03), recebeu um telefonema da Fundação Pró-Rim informando que a compatibilidade direcionava o órgão para ele. Havia um rim à sua disposição, mas ele precisaria chegar a tempo no Hospital Municipal São José, de Joinville.
Com intermediação do 5º Batalhão da Polícia Militar de Tubarão, foi disponibilizado um vôo de helicóptero do Serviço Aeropolicial (Saer Sul) para o transporte do paciente. Na hora prevista, sem sobressalto, a equipe da Fundação Pró-Rim fez a cirurgia, com sucesso. Ele define esta etapa como uma nova chance de viver. “Agora quero beber muita água”, comentou com a equipe da Fundação Pró-Rim.
Na semana passada, além do Ademar, a Pró-Rim realizou mais dois transplantes, em parceria com o Hospital Municipal São José de Joinville. Foram beneficiados, um agricultor de 58 anos, morador de Ponte Alta (SC) e uma mulher, uma cozinheira de 51 anos, de Guarulhos (SP). Em 2019, foram 17 procedimentos. Ao todo são 1.670 pessoas beneficiadas pelo transplante renal.
Saiba mais sobre a área de Transplante da Pró-Rim, clique aqui.