Em 18 de novembro de 2010, Matheus, com 10 anos de idade, foi submetido a um transplante renal pela equipe da Fundação Pró-Rim. A doadora foi a sua mãe, Josiany Eccel. O transplante foi um sucesso. Mas, três anos depois, o garoto apresentou uma grave alteração cardíaca. Passou por uma delicada cirurgia, que também teve desfecho positivo.
Hoje, Matheus está recuperado e vive como qualquer adolescente, claro que, com todos os cuidados que um transplantado precisa obedecer. “É um garoto meio tímido, mas muito inteligente”, diz a mãe. “Costumamos brincar que ele é o intelectual da família e também é muito generoso e fiel aos amigos”, descreve Josiany.
O garoto garante que o sentimento dele é muito maior que a relação de mãe e filho: “Tenho um pedaço da minha mãe dentro de mim”, declara. A mãe conta que há uma aproximação muito forte entre os dois, reforçada pelo transplante.
No Dia das Mães, os dois vão almoçar juntos em algum shopping de Joinville. “Sei que ele economizou dinheiro da mesada e vai me dar um presente, assim como faz todos os anos. Mas não precisa, ele é o presente mais precioso que uma mãe poderia querer”, diz Josiany emocionada e finaliza mandando uma mensagem ao filho:
“Meu filho é minha razão de vida. Deus deu a mim o maior tesouro que uma mãe poderia ganhar. O Matheus é um menino amoroso, carinhoso e dedicado, inteligente e sábio.”