A Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) promoveu na sua sede, na última segunda-feira (26/11), um evento para homenagear importantes instituições como a Fundação Pró-Rim, Tigre, Embraco, Whirpool, Senac e Selbetti, que formam um grupo seleto, de empresas agraciadas entre as 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil, segundo o Guia Você S/A 2012 da Editora Abril. Estas empresas joinvilenses alcançaram destaque nacional no gerenciamento de pessoas.
Nós, da Fundação Pró-Rim, ousamos participar ao lado das maiores empresas do país, gigantes da economia, porque tínhamos consciência do trabalho diferenciado na área de gestão de pessoas. Percebemos que nossos colaboradores eram felizes, sentiam-se realizados no ambiente de trabalho e valorizados no desenvolvimento das suas atividades.
É importante destacar que não fabricamos nenhum produto palpável, nem somos fornecedores de alguma tecnologia de ponta. O sentimento de realização vem da nobre missão de salvar vidas. Em cada vida salva há muito de todos nós.
É extremamente difícil gerir pessoas no seu cotidiano profissional, independente da sua área de atuação. Mas encaramos este desafio como uma prioridade para o nosso desenvolvimento. O que parecia impossível foi se desenhando como algo concreto e viável.
As pessoas precisam realizar os seus sonhos e dos seus familiares para posteriormente construir os sonhos da empresa onde trabalham. Nada mais natural. Entendemos isso e decidimos investir na força, na capacidade e no talento dos nossos colaboradores e ajudá-los a esculpir os seus sonhos e os nossos, que no fundo, representam os mesmos anseios de crescimento.
A partir daí, a Pró-Rim passou a ser a extensão da casa de cada um, onde o ambiente de trabalho se transformou num agente propagador de felicidade. O programa Gente Com Amor define essa valorização do profissional, do ser humano. O sorriso constante é imprescindível para difusão deste conceito de relacionamento não só entre os colegas de trabalho, mas também para os pacientes que dependem muito de nós e colocam as suas vidas em nossas mãos.
Acreditamos na formação de lideranças quando promovemos cursos internos; distribuímos bolsas de estudos a quem se propõe estudar; valorizamos a pró-atividade e estamos receptivos a novas ideias; oferecemos condições de profissionalização a quem quer crescer;
Desenvolvemos mecanismos de comunicação para informar com clareza e, principalmente, para ouvir o que todos têm a dizer;
Trouxemos para dentro da instituição, a Fundação Dom Cabral, a maior escola de negócios do mundo, que tem nos ajudado muito a encontrar e a trilhar os caminhos certos.
Trabalhamos dentro de regras bem definidas com planos e metas. Estamos na fase de maturação do Plano de Cargos e Salários;
Nossos gestores recebem orientações constantes sobre como devem se relacionar com os seus comandados, sempre prestativos e de forma humanizada. Há 25 anos a nossa missão é “Salvar Vidas”.
A Fundação Pró-Rim é beneficente, sem fins lucrativos e a maior instituição filantrópica na área da saúde de Santa Catarina, referência em hemodiálise e transplante em todo o Brasil. Ajudamos pessoas carentes portadoras de uma doença incurável. Oferecemos o que há de melhor no mundo em termos de tratamento por hemodiálise e transplantes. Uma pesquisa interna mostrou que contamos com 93% de aprovação dos nossos pacientes.
Transplantamos pacientes de quase todos os estados brasileiros, desde Rondônia, Bahia, Pará, Tocantins, Goiás, São Paulo, até o Rio Grande do Sul. Este ano alcançamos a marca de 1.000 transplantes renais. Estamos na oitava posição entre os centros que mais transplantam no Brasil. A sobrevida dos nossos pacientes em diálise é superior a países como Estados Unidos e Japão.
Queremos e vamos manter todas essas conquistas, mas a nossa grande meta continua sendo o sonho de 25 anos atrás: a construção do Hospital Vida, que está prestes a ser iniciado, com previsão dos primeiros atendimentos em três anos. Com esse empreendimento, uniremos forças para minimizar os problemas de saúde não só de Joinville, mas também de Santa Catarina.
Por: Dr. Hercílio Alexandre da Luz Filho – Fundador da Pró Rim – CRM/SC 2.297