A Fundação Pró-Rim acompanha de perto o desenvolvimento do Projeto Blue Zones na cidade de Joinville. A parceria da Pró-Rim com essa iniciativa tem por objetivo tornar Joinville uma cidade ainda mais longeva, promovendo qualidade de vida e bem-estar em toda a população. As Blue Zones, ou Zonas Azuis, são regiões do mundo em que a expectativa de vida é maior, com uma qualidade de vida excepcional, especialmente na terceira idade, levando as pessoas a viverem mais de 100 anos.
O conceito de Blue Zones visa proporcionar mais independência, qualidade de vida e sentimento de pertencimento a uma comunidade. Em Joinville, a missão de implantar o Projeto Blue Zones é coordenada por Fábio Marchese, sócio-diretor da BZB, parceira da Sharecare na expansão Blue Zones Brasil. O Instituto Joinville é o responsável por esse trabalho, em conjunto com a BZB. E, além da Pró-Rim, outras entidades já fazem parte do projeto, integrando o Instituto Joinville.
Entre tantas qualidades, a cidade de Joinville se tornou uma possível Blue Zones por ser considerada a Capital do Voluntariado. E nessa linha, a Pró-Rim sai na frente e tem grande contribuições a fazer. Atualmente o Voluntariado da Pró-Rim atua em diferentes ações, sempre priorizando o bem-estar e qualidade de vida dos pacientes renais.
“Promover a qualidade de vida e principalmente a prevenção às doenças crônicas é um dos pilares de atuação da Fundação Pró-Rim e poderemos contribuir muito com o Programa Blue Zones para Joinville neste contexto”, avalia e comemora o presidente da Pró-Rim, Maycon Truppel Machado.
Se Joinville for aprovada, será o primeiro município fora dos Estados Unidos a receber esse título. No momento, o projeto está na Fase 1, que é de coleta de informações por meio das entidades parceiras. Com isso, um relatório será elaborado, definindo as necessidades para Joinville.
Compartilhando o Projeto Blue Zones
Na Fundação Pró-Rim, Fábio Marchese ministrou aos colaboradores, em agosto, a palestra “Projeto Blue Zones em Joinville – Vida de qualidade na cidade”.
Vamos nos unir para pintar Joinville de azul, torná-la uma Blue Zone.
Josi Tromm Geisler — Comunicação Pró-Rim