A Pró-Rim foi contemplada em edital do Fundo Estadual do Idoso de Santa Catarina e receberá neste ano de 2024 um aporte para compra de máquinas de hemodiálise HDF. Esses equipamentos tem uma capacidade maior de remoção de uma quantidade superior de toxinas. Com isso o paciente tem mais qualidade de vida. A entrega do ofício confirmando a disponibilidade do recurso à Pró-Rim foi feita pelo próprio governador de Santa Catarina, Jorginho Mello.
As novas máquinas serão utilizadas especialmente no tratamento de paciente renais idosos. Hoje a Fundação Pró-Rim atende mais de 800 pacientes, cerca de 340 (45%) deles com mais de 60 anos. Essa tendência é a mesma que no Brasil, quando são mais de 40% de pacientes renais idosos. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, das mais de 157 mil pessoas em hemodiálise, quase 58 mil têm mais de 65 anos.
A preocupação é justamente com o aumento no número de pacientes em tratamento para os rins. Segundo a Organização Mundial da Saúde, até 2040, a doença renal deve ser a quinta maior causa de morte no mundo.
A Pró-Rim agradece o Governo do Estado pelo recurso e destaca que os equipamentos novos irão prolongar a vida dos idosos, possibilitando mais esperança enquanto aguardam para realizar um transplante renal. “Temos muitos idosos que precisam de hemodiálise. Com esse recurso compraremos equipamentos específicos e de última geração, principalmente para atender a população idosa”, explica o presidente da Pró-Rim, Maycon Truppel Machado.
Josi Tromm Geisler — Comunicação Pró-Rim