A missão da Pró-Rim é Salvar Vidas. E por meio do transplante renal, muitos pacientes conquistam a qualidade de vida, iniciam novos projetos ou retomam atividades deixadas de lado por conta do tratamento da doença renal crônica. Nós temos muitas histórias de superação, esperança e vida para compartilhar com você nesta data tão especial. Confira aqui a matéria.
No dia 06 de junho é celebrado o Dia Mundial do Transplantado. E por conta da data, vamos relembrar algumas Histórias de Amor à Vida dos nossos pacientes que passaram pelo transplante renal. A Fundação Pró-Rim é referência no tratamento das doenças renais e de transplantes, e contabiliza atualmente 1.872 transplantes renais. São vidas que foram transformadas por meio da doação. Vamos conferir algumas histórias?
O transplante em seis dias na lista
A enfermeira Camila Aparecida Salomão, se encontrou em uma situação diferente a qual estava acostumada: virou paciente. Em 2016, por conta do diabetes e da hipertensão, seus rins estavam comprometidos. No ano seguinte, após o tratamento conservador, iniciou na hemodiálise. A enfermeira recebeu a indicação da Pró-Rim para a realização do transplante. Com apenas seis dias em lista, Camila recebeu a ligação tão aguardada avisando que um rim compatível estava disponível para ela! Continue lendo essa história, aqui.
Um sonho e muitas oportunidades
João Antonio Alberto da Silva veio em 2012 para a Pró-Rim em Joinville (SC) em busca do tão sonhado transplante renal, mas encontrou várias oportunidades para mudar de vida! Ele lembra que estava trabalhando no Call Center da instituição em junho de 2013 quando o chamaram na coordenação para atender uma ligação. “Atendi e era o médico, ele me perguntou se estava bem, pois deveria ir até o hospital me preparar para o transplante. Fiquei em choque”. Após voltar para a sala foi aplaudido por todos os seus colegas. Depois de ser transplantado, ele ingressou nos Cursos Pró-Rim, se formou como técnico de enfermagem e continua trabalhando em nossa Fundação, agora na área de hemodiálise. E tem muito mais para contar sobre a história do João, vêm ler aqui.
Dos campos para o tratamento renal
Em junho de 2020, após quatro anos fazendo a diálise peritoneal, o sonho de Marcelo Costa de ser transplantado se tornou realidade. O jogador de futebol, conhecido da torcido do Grêmio e JEC, é imensamente grato à família do doador e comenta que gostaria de agradecê-los por terem lhe dado essa oportunidade de recomeçar a vida. Além disso, Marcelo também relata que notou diferenças positivas em seu corpo e emocional desde as primeiras horas após a cirurgia. Leia a história do Marcelo aqui.
Após o transplante, surge uma mãe
Nathalia Bertolino Ulbrich, além de melhorar a qualidade de vida com o transplante, também pode realizar o sonho de ser mãe. Após dois anos do seu transplante, ela pode curtir a maternidade do pequeno Daniel. “O médico disse que após a cirurgia, ocorrendo tudo bem, engravidar poderia ser uma realidade. A partir daquele momento a minha vida mudou completamente, ganhou outro sentido”, comenta Nathalia. Quer saber como foi o processo de gravidez desta mãe coruja? Continue lendo a história aqui.
Amigo da Pró-Rim
Com certeza você já deve ter lido alguma coisa sobre o Roberto Berbel em nossos canais de comunicação! Nosso “garoto-propaganda” por opção e de coração, teve a vida transformada com a ajuda da Pró-Rim e não esconde de ninguém a gratidão que tem por nossa instituição. Ele veio de São Paulo (SP) com a esposa Laura em busca de uma nova chance e melhor qualidade de vida. Apenas 60 dias depois de entrar na fila do transplante, ele recebeu a ligação que a sua vez havia chegado. Hoje, Roberto leva uma vida mais leve, mas tomando todos os cuidados e seguindo as orientações médicos para manter a saúde do seu transplante. Quer saber mais sobre essa experiência do Roberto? Leia aqui a matéria.
Um super pai
Para as crianças, o pai tem a figura do super herói. Para a Clara, não podia ser diferente! Ela nasceu com síndrome nefrótica, mas a doença só foi diagnosticada aos quatro anos. O pai Marcos Alves Soares encarou a doença da filha como seu principal desafio de vida. Decidiu naquele momento que seria o doador do rim que salvaria a pequena. Mas por conta do tamanho da criança, a realização da cirurgia só dependeria da liberação médica mediante avaliação do crescimento corporal de Clara. A boa notícia é que esse dia já chegou. Hoje, Clara tem uma vida de adolescente e agora, preocupando o pai por outros motivos! Continue lendo essa bela história de amor de pai e filha aqui.
E além destas histórias nós temos outras inúmeras para compartilhar com você! Acesse a página “Histórias de Amor à Vida” e conheça outros personagens que mudaram suas vidas por meio do transplante renal.
Se você é paciente renal e quer saber mais sobre o transplante, clique aqui e tire suas dúvidas! Se você tem dúvidas em ser um doador de órgãos, é super importante ler esse material aqui. Seja você também um multiplicador de histórias como essas!
Jenifer Leu dos Santos
Comunicação – Fundação Pró-Rim